Beato Paulo VI: Biografia Oficial

O Vaticano disponibiliza, no seu site oficial, a Biografia do Beato Paulo VI, papa.

O www.educris.com apresenta, numa tradução livre do inglês, a biografia do novo beato cuja memória se celebrará no dia 26 de setembro.

 

PAPA PAULO VI 
1963-1978 
Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini nasceu em 26 de setembro de 1897 em Concesio (Lombardia) de uma família rica da classe alta. O seu pai era um advogado não praticante que se tornou editor e promotor corajoso de ação social. Giovanni era uma criança frágil, mas inteligente, que recebeu a sua primeira educação dos jesuítas perto de sua casa em Brescia. Mesmo depois de entrar no seminário (1916)  foi autorizado a viver em casa por causa da sua saúde. Depois da sua ordenação, em 1920, foi enviado a Roma para estudar na Universidade Gregoriana e da Universidade de Roma, mas em 1922  transferiu-se para a Accademia dei Nobili Ecclesiastici para estudar diplomacia e continuar os seus estudos de Direito Canónico na Universidade Gregoriana.
Em 1923, foi enviado a Varsóvia como adido da nunciatura, mas foi chamado de volta a Roma (1924), por causa do efeito dos invernos poloneses graves sobre a sua saúde, e afeto ao escritório da Secretaria de Estado, onde permaneceu durante 30 anos. Além de lecionar na Accademia dei Nobili Ecclesiastici foi nomeado capelão da Federação de Estudantes da Universidade Católica Italiana (FUCI), uma atribuição que irá ter um efeito decisivo sobre as suas relações com os fundadores do Partido Democrata Cristão do pós-guerra. 
Em 1937, foi nomeado substituto para os assuntos comuns sob o Cardeal Pacelli, o secretário de Estado, e ele acompanhou-o a Budapeste (1938) para o Congresso Eucarístico Internacional. Na eleição de Pacelli como Papa Pio XII em 1939, Montini foi reconfirmado no cargo sob o novo secretário de Estado, o cardeal Luigi Maglione. Quando este último morreu em 1944. Montini continuou a cumprir o seu dever diretamente sob as ordens do Papa. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi o responsável pela organização do extenso trabalho de assistência e os cuidados de refugiados políticos. 
No consistório secreto de 1952 o Papa Pio XII anunciou que tinha a intenção de elevar Montini e Domenico Tardini para o Sacro Colégio, mas que ambos haviam pedido para serem dispensados de aceitar. Ao contrário, o Papa conferiu-os com o título de prosecretarios de Estado. No ano seguinte, Montini foi nomeado arcebispo de Milão, mas ainda sem o titulo de cardeal.  Tomou posse da sua nova diocese em 5 de janeiro de 1955 e rapidamente ficou conhecido como o "arcebispo dos trabalhadores." Revitalizou toda a diocese, pregou a mensagem social do Evangelho, trabalhou para reconquistar a classe trabalhadora, promoveu a educação católica em todos os níveis, com o apoio da imprensa católica. O seu impacto sobre a cidade nesta altura era tão grande que atraiu a atenção mundial. No conclave de 1958 o seu nome foi frequentemente mencionado, e no início do consistório do Papa João, em dezembro do mesmo ano, ele foi um dos 23 prelados elevados ao cardinalato com o seu nome no topo da lista. A sua resposta ao chamamento para um Conselho foi imediato e mesmo antes de conhecermos, ele foi identificado como um forte defensor do princípio da colegialidade. Foi nomeado para a Comissão Central Preparatória do Concílio Vaticano II e também à Comissão Técnico-Organizacional. 
Com a morte do Papa João XXIII, Montini foi eleito 21 de junho de 1963 para sucedê-lo. Na sua primeira mensagem para o mundo, ele comprometeu-se com a continuação do trabalho iniciado por João XXIII. Ao longo do seu pontificado a tensão entre o primado do papa e a colegialidade do episcopado foi uma fonte de conflito. Em 14 de setembro de 1965, anunciou a criação do Sínodo dos Bispos pedido pelos Padres conciliares, mas algumas questões que pareciam adequados para discussão pelo sínodo foram reservados para si mesmo. O celibato, removido do debate da quarta sessão do Conselho, foi objecto de uma encíclica, 24 de junho de 1967; a regulação dos nascimentos foi tratado na Humanae vitae, em  24 de julho de 1968. As controvérsias sobre estes dois pronunciamentos tendem a ofuscar os últimos anos do seu pontificado. 
Paulo VI teve uma inexplicável má imprensa e a sua imagem pública sofreu em comparação com o seu antecessor, extrovertido e jovial. Aqueles que o conheciam melhor, no entanto, descrevem-no como um homem brilhante, profundamente espiritual, humilde, reservado e gentil, um homem de "infinita cortesia." Ele foi um dos papas que mais viajou na história e o primeiro a visitar os cinco continentes. A Sua notável capacidade de pensamento pode ser encontrado em muitos dos seus endereços e cartas, bem como nos seus principais pronunciamentos. A sua conclusão bem-sucedida do Vaticano II deixou marca na história da Igreja, mas a história também irá gravar a sua rigorosa reforma da Cúria Romana, o seu discurso bem recebido na ONU, em 1965, a sua encíclica Populorum progressio (1967), a sua segunda carta Octogesima adveniens  (1971), um dos primeiros a mostrar uma consciência de muitos problemas que só recentemente foram trazidos à luz e sua exortação apostólica Evangelii nuntiandi, seu último grande pronunciamento que também tocou na questão central da conceção apenas de libertação e salvação. 
O Papa Paulo VI, o papa peregrino, morreu em 6 de agosto de 1978, na festa da Transfiguração. Ele pediu que o seu funeral fosse simples, sem aparato e nenhum monumento sobre o seu túmulo.
Imagem: Oficial da Beatificação



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades