48º Dia Mundial da Paz: "Já não escravos mas irmãos"

"Já não escravos mas irmãos" é o tema da mensagem do Papa Francisco para o 48º dia Mundial da Paz que será celebrado no próximo dia 1 de janeiro de 2015.

Na sua primeira mensagem o Papa Francisco refletiu sobre a fraternidade sob o tema "Fraternidade, fundamento e caminho para a paz”.

Nesta segunda mensagem o Papa reforça a ideia de que a escravatura "não é um facto do passado" mas representa, hoje, uma praga social" apesar de comumente se pensar "já não existir".

"De facto, uma vez que todos são filhos de Deus, os seres humanos são irmãos e irmãs com uma igual dignidade. A escravatura representa um golpe de morte para uma tal fraternidade universal e, por conseguinte, para a paz. Na verdade, a paz existe quando o ser humano reconhece no outro um irmão ou irmã com a mesma dignidade". Papa o Papa "persistem no mundo múltiplas formas abomináveis de escravatura: o tráfico de seres humanos, o comércio dos migrantes e da prostituição, o trabalho-escravo, a exploração do ser humano por outro ser humano, a mentalidade esclavagista para com as mulheres e as crianças. Há indivíduos e grupos que se aproveitam vergonhosamente desta escravatura, tirando partido dos muitos conflitos desencadeados no mundo, do contexto de crise económica e da corrupção".


Na nota de imprensa hoje publicada referenteao tema do 48º dia Mundial a o Conselho Pontíficio da Justiça e da Paz lembra que "a escravatura é uma terrível ferida aberta no corpo da sociedade contemporânea, é uma chaga gravíssima na carne de Cristo! Para a combater eficazmente, há que reconhecer acima de tudo a inviolável dignidade de cada pessoa. Além disso, importa ancorar firmemente esse reconhecimento na fraternidade, que exige a superação de todas as desigualdades, as quais permitem que uma pessoa escravize outra.
É-nos ainda pedido que o nosso agir seja próximo e gratuito para promover a libertação e inclusão para todos. O objectivo a alcançar é a construção de uma civilização fundada sobre a igual dignidade de todos os seres humanos, sem qualquer discriminação. Para isso, é necessário o compromisso da informação, da educação, da cultura em favor de uma sociedade renovada e que se assinale pela liberdade, pela justiça e, logo, pela paz".


O Dia Mundial da Paz resultou da vontade de Paulo VI e é celebrado todos os anos no primeiro dia de Janeiro. A Mensagem do Papa é enviada aos Ministros dos Negócios Estrangeiros de todo o mundo e indica também a linha diplomática da Santa Sé para o ano que se inicia.

Com Rádio Vaticana



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades