Halloween: Origens e significado

Um pouco por todo o mundo hoje à noite celebra-se o Halloween. A Festa, de origem Irlandesa, foi globalizada pelos Estados Unidos da América. Em noite de Halloween fomos à procura da raíz da festa e do seu significado.

O termo “Halloween” é a contracção de “All Hallows' Evening” (Vigília de Todos os Santos).

A festa teve início entre os católicos irlandeses que, nas vésperas da Vigília de Todos os Santos (os chamados fíeis defuntos), se vestiam de símbolos pagãos para gozarem dos antigos costumes do paganismo. Mostravam, desta forma, que o obscurantismo e o espiritismo nada pode perante Jesus, O Cristo. Por outro lado a jovem Igreja da Irlanda sentiu a necessidade de preservar, no seu folclore e tradição, as suas histórias antigas onde cabem, a partir do imaginário comum, duendes, gnomos, seres fantásticos e humanos que conseguem voar. No fundo estamo perante um processo de inculturação.

Para os historiadores o Halloween é a cristianização da festa pagã anterior, dos celtas, intitulado de “Samhain”. Este era um festival das antigas tribos Celtas.

Existem, aliás, várias festas semelhantes na América Latina e em África onde os resticios das religiões animistas se faz sentir pela tradição dos crentes de usarem máscaras indígenas pagãs com o mesmo objetivo: brincar com o paganismo e mostrar que estas antigas tradições nada podem perante Jesus.

A massificação desta festa faz parte do processo de globalização no mundo pós- moderno. Apesar de muitas vezes considerarmos que a sua procedência são os EUA tal fica a dever-se à forte imigração irlandesa para aquele continente durante o século XVIII e XIX.

A Vigília de Todos os Santos manteve-se na tradição Católica até à reforma litúrgica de 1962 introduzida pelo papa João XXIII.

_____________________________________________________________________________________

Bibliografia

Rogers, Nicholas (2002). Halloween: From Pagan Ritual to Party Night, pp. 37–38.

The Halloween Encyclopedia (Lisa Morton), McFarland

Encyclopedia of Death and Dying (Glennys Howarth, Oliver Leaman), Taylor & Francis

Thomas Thomson, Charles Annandale (1896). A History of the Scottish People from the Earliest Times

Hallowe'en, A Christian Name with Blended Christian & Folk Traditions (Thomas L. Weitzel), Evangelical Lutheran Church in América

The Origins of Halloween (Damira Pon, Patrick Thomas), State University of Albany



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades