Marcha pela erradicação da pobreza

Organização para prevenir e combater a pobreza e a exclusão social de pessoas carenciadas ou em situação de sem-abrigo, está a planear uma ação para o dia 17 de outubro, data em que é assinalado o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Numa iniciativa com convocação pela rede social facebook a delegação portuguesa da Federação Europeia de Associações Nacionais de Trabalhadores e Sem Abrigo (FEANTSA), está a planear uma ação subordinada ao tema "Sentes-te pobre? Junta-te a nós!". esta ação vai decorrer em simultâneo em Porto, Coimbra e Lisboa.

No manifesto "postado" online na página oficial desta organização no facebook, é reafirmado que "a pobreza deixou de ser um fenómeno distante e está na iminência de afetar todos nós, pelo que esta luta já não é de nós para os outros mas para todos nós". A data escolhida, o dia Internacional para erradicação da pobreza assinala a "vontade de lutar contra pobreza extrema e o desabrigo" e dar a conhecer que são necessárias "políticas e redistributivas mais justas e adequadas".

Programa da ação

10.30h-11-30 - Conferência de Imprensa na Casa da Cultura de Setúbal, sita na Rua Detrás da Guarda nº 26 a 34, 2900-347 Setúbal , pela direção ou sua representação das organizações associadas da FEANTSA

Programa Porto - Marcha contra a Pobreza
18.30 - Concentração na Praça da Batalha (frente ao Teatro Nacional S. João) - Rua stª Catarina - Rua Formosa - Aliados (frente à Câmara Municipal do Porto) para leitura pública do manifesto da FEANTSA Portugal por pessoas em situação de sem-abrigo.
Fim da Marcha: 20.30

Programa Lisboa - Marcha contra a Pobreza
Concentração na Praça Luís de Camões a partir das 18h
- Percurso: rua Garrett, rua do Carmo, Rossio, Rua Augusta (junto ao Arco, onde está uma réplica da laje do Trocadero de Paris)
- Leitura do Manifesto da FEANTSA Portugal por pessoas sem-abrigo.
- Fim da Marcha 20.30h

Programa Coimbra - Marcha contra a Pobreza
Coimbra: da Rua Antero de Quental, (junto à escultura do 25 de Abril e do Edifício que foi sede da Pide) até à Praça da República.

A FEANTSA em Portugal

FEANTSA é uma organização europeia não governamental constituida em 1986 para prevenir e combater a pobreza e a exclusão social das pessoas carenciadas ou em situação de sem-abrigo. Neste momento intervém em mais de 30 paises europeus e tem mais de 100 organizações associadas. A sua acção tem como objectivo facilitar o acesso a medidas de habitação, saúde, emprego e protecção social a esta população. Em portugal é representada pelas seguintes instituições:

AMI - www.ami.org.pt
CAIS - www.cais.pt
CRIAR-t - www.criar-t.org
JRS PORTUGAL - www.jrsportugal.pt
MSV.sentidos - www.msv.pt
NORTE VIDA - Associação para Promoção Saúde - www.nortevida.org
SAOM - www.saom.pt
SCML - www.scml.pt



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades