JMJ Lisboa 2023: Dioceses assinalam «dia 23» com encontros online

Agravamento da pandemia levou organizações das várias dioceses a optar pelo digital

As dioceses portuguesas vão realizar hoje, dia 23 de janeiro, mais uma edição do «dia 23», uma data que mensalmente é assinalada pelos jovens e onde decorrem atividades de preparação para a edição portuguesa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que Lisboa vai receber em 2023.

Com o agravamento da situação pandémica no país os diversos Comités Organizadores Diocesanos (COD) da JMJ organizaram, para hoje, versões online das diversas propostas.

Na diocese do Algarve o «Rumo ao 23» tem apresentado “desafios diferentes mensalmente” e promete “nunca ser igual”.

Mais a norte, e na Diocese do Porto, a proposta deste 23 de janeiro passa pela realização de um «Quizz Bíblico».

A partir das 21h30, na Diocese de Coimbra, o COD local realiza uma transmissão em direto da Sé Velha num momento que se quer de “proximidade a Deus e uns aos outros”.

Em Setúbal o “Sentido 23”, é a proposta deste mês do Departamento da Juventude local “num momento de encontro e oração rumo à JMJ 2023”, a partir das 21h00.

Na Madeira, a Diocese do Funchal, também realiza, em formato online, o «EmBarca23».

No alto Minho, em Viana do Castelo , a Pastoral Juvenil convidou vários grupos de jovens a cantar as «JORNeiras da Juventude» e desafiou os mais novos a fazerem-se presentes nas redes sociais com as hashtags #jotasmj23 e #jorneirasdajuventude.

Também o Secretariado da Pastoral da Juventude e Vocações da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, transmite online uma vigília de oração, ao estilo da Comunidade Ecuménica de Taizé, a partir das 20h50.

Na Diocese de Vila Real os mais novos encontram-se online na iniciativa «A vinte & três», numa iniciativa preparada pelos jovens da diocese e partilhada na rede social Facebook do Secretariado da Pastoral Juvenil.

 O «Vitamina 23» da Diocese de Leiria-Fátima chega pelas 22h00,  promete esclarecer “todas as dúvidas” aos jovens sempre no Instagram.

Na Diocese de Santarém a iniciativa «Post-It Andante», desafia os mais novos a rezarem juntos “pela Unidade dos Cristãos”.

O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Bragança-Miranda volta a propor a iniciativa «23 a caminho», pelas 21h00, em zoom, numa dinamização a cargo da equipa da pastoral universitária da diocese.

No Patriarcado de Lisboa a organização local junta-se à “Vigília Ecuménica Jovem” para celebrar “a semana de oração pela unidade dos cristãos, em conjunto”, nas redes sociais do Serviço da Juventude.

A «Paragem 23» é o mote da Diocese de Lamego e, a partir das 21h30, também online, vai realizar oração ao estilo de Taizé a partir da paróquia de Almacave.

Na Diocese de Angra o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil escolheu 30 igrejas, nas nove ilhas do Arquipélago dos Açores, para realizar as celebrações de oração, a cada dia 23, até à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em 2023.

Educris|23.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades