Solenidade da Imaculada Conceição: «Kaîre Maria!»

1. «Fazendo memória da Toda Santa, imaculada, sobrebendita, gloriosa Senhora nossa, Mãe de Deus e Sempre Virgem Maria, juntamente com todos os Santos, consagramo-nos nós e toda a nossa vida a Cristo Deus». Assim se conclui, no rito bizantino, a oração que abre a celebração deste Dia, à qual a assembleia responde: «a Ti, Senhor!». É o «fiat», o «faça-se» dito por Maria (Lucas 1,38), a Serva do Senhor, a ecoar também no nosso coração e a brotar dos nossos lábios. É o eco daquele «faça-se» de Deus na primeira página da Escritura Santa a ecoar no coração de Maria e no nosso também. É aquele «Sim» imenso que atravessa as primeiras 452 palavras da Escritura Santa (Génesis 1,1-2,4a), onde não se lê um único «Não». «Tudo, na verdade, foi feito pelo Verbo» (João 1,3), «n’Ele foram criadas todas as coisas» (Colossenses 1,16), e o Verbo incarnado, Jesus Cristo, no dizer do Apóstolo, «foi sempre Sim, e nunca não» (2 Coríntios 1,19). Aí está a filigrana que faz vibrar a melodia e mostra a verdadeira harmonia da Escritura. Imensa sintonia a ecoar hoje em tantos corações! As partituras desta música divina vêm hoje de Lucas 1,26-38, Génesis 3,9-15.20, Efésios 1,3-6.11-12 e do Salmo 98.

2. É bom sabermos e sentirmos que as Igrejas do Oriente e do Ocidente, embora divididas entre si, nos dias 8 e 9 de Dezembro (8 no Ocidente e 9 no Oriente), nove meses antes da Festa da sua Natividade (8 de Setembro), juntam as suas vozes em maravilhosa harmonia para celebrar a Mãe de Deus no singular privilégio da Conceição Imaculada da sua humanidade.

3. Bem sabemos, além disso, que os Coptos dedicam a Maria o inteiro mês de Kiahq, que coincide mais ou menos com o nosso mês de Dezembro, e os Caldeus, os Antioquenos e os Maronitas celebram, também nesta altura do ano, e durante pelo menos quatro Domingos, o tempo do chamado Sûbbarâ ou «Anunciação» ou «Evangelização», Vinda de Deus ao nosso mundo, notícia após notícia, para abrir as nossas trincheiras e fazer nascer em nós um mundo novo, um cântico novo.

4. «Onde estás?», pergunta o Deus-Que-Vem por amor ao encontro da sua criatura dileta (Génesis 3,9). «Tive medo e escondi-me», respondemos nós, amedrontados (Génesis 3,10). A narrativa exemplar de Génesis 3, que hoje lemos, desvenda todas as nossas inúteis estratégias de defesa, e faz-nos ver como nós nos escondemos de nós mesmos e de Deus, e como alijamos facilmente as nossas culpas sobre os outros. Correto, limpo, terapêutico, salvador, era assumirmos e confessarmos humildemente as nossas culpas. Mas não. Fugimos, escondemo-nos de nós, e respondemos: «Foi a mulher», «foi aquele», «foi aquela», e, em última análise, «foste Tu, foste Tu, Deus» (Génesis 3,12), porque foste Tu que me deste a maravilha de um irmão, de uma irmã, e foi esse irmão dado por Ti, essa irmã dada por Ti, que me deu a comer aquele fruto, fruto de um furto! És Tu, portanto, e em última análise, o culpado. Aí estamos nós a fugir de nós mesmos, e a acusar os outros! E se não assumimos as nossas culpas, como podemos corrigir os nossos erros, e como podemos chegar a descobrir a realidade humana e divina do perdão? Sim, porque quando nos escondemos de Deus, estamos também a esconder Deus e os seus dons, a Alegria, o Amor, o Perdão.

5. Sim, esta história tem a ver connosco. Estando o Rabbi Shneur Zalman (1745-1812) preso em S. Petersburgo, entrou na sua cela o comandante da guarda, e pôs-se a conversar com ele sobre assuntos diversos. No final, perguntou: «Como se deve interpretar que Deus Omnisciente pergunte a Adam: “Onde estás?”». «Você acredita», respondeu o Rabbi, «que a Escritura é eterna e que diz respeito a todos os tempos, a todas as gerações e a todas as pessoas?». «Sim, acredito», disse o comandante da guarda. «Então», respondeu o Rabbi, «em cada tempo Deus pergunta a cada homem: “Onde estás no teu mundo? Dos dias e dos anos que te foram atribuídos, já passaram muitos: entretanto, até onde é que tu chegaste no teu mundo?”. Deus disse, por exemplo: “Vê, já há 46 anos que andas aqui. Onde te encontras?”». Ao ouvir o número exato dos seus anos, o comandante sentiu dificuldade em controlar-se, pôs a mão no ombro do Rabbi, e exclamou: «Bravo!». Mas o seu coração tremia.

6. É usual dizer-se que esta conhecida página do Livro do Génesis narra a entrada do mal no coração do homem e no mundo. Mas do que se trata mesmo é da importância da relação do homem com Deus, e diz-nos que o mal entra no mundo quando o homem quebra esta relação e se desliga de Deus. Por isso também, daí para a frente, a Escritura Santa ocupa-se em mostrar que a resposta a dar ao mal não é apenas o bem, mas o santo. Entenda-se: não o homem fechado sobre si, autossuficiente e autorreferencial, mas completamente aberto e voltado para Deus, de quem por amor tudo recebe e se recebe. E completamente voltado para os outros, a quem tudo entrega por amor. Como Maria, a figura deste luminoso Dia.

7. Em perfeita sintonia, aí está o Apóstolo a dizer o fundamental: «que Deus nos escolheu para sermos santos» (Efésios 1,4) e para nos dar, através de Jesus Cristo, a nossa verdadeira identidade, a filiação divina (hyiothesía) (Efésios 1,5). Entrando assim, por graça, na casa de Deus (Efésios 4,19), andaremos sempre na sua presença. Ele é o Deus Santo que nos santifica. Escutemos também a melodia admirável em que o Apóstolo nos faz entrar na Carta aos Romanos 15,4-9. Como seria belo um mundo pautado por uma verdadeira fraternidade em que todos vivêssemos sob o impulso e o alento carinhoso e criador de Deus. Na verdade, todos respiramos o mesmo alento, que o texto grego diz com o belo termo composto homothymadón (Romanos 15,6), que junta homós[= mesma] e thymós [= alma], sendo que thymós deriva de thýô [= soprar]. E que mundo maravilhoso surgiria, rompendo a crosta do egoísmo e da dureza de coração, se «nos acolhêssemos uns aos outros, como Cristo nos acolheu a nós» (Romanos 15,7). Aí está então a comunidade humana irmanada e reunida, porque todos recebemos de Deus o mesmo alento, o mesmo sopro criador (Génesis 2,7), e com uma só boca (en henì stómati) e a uma só voz cantamos os louvores do nosso Deus (Romanos 15,6), autor de tantas maravilhas (Êxodo 15,11)! Esta linguagem e esta harmonia enchem por inteiro a comunidade primitiva (Atos 1,14; 2,46; 5,12).

8. O ícone desta santidade, neste mundo, é Maria, no grande texto da Anunciação (Lucas 1,26-38). Vale a pena contemplá-la demoradamente, como fazem as Igrejas do Oriente e do Ocidente. Ao contrário de nós, Maria, visitada por Deus, não foge, não se esconde de si mesma, não se esconde de Deus, não esconde Deus na sua vida. Tinha consagrado a Deus toda a sua vida, a sua virgindade. Não sendo usual no mundo judaico do seu tempo, esta maneira de viver está, porém, solidamente documentada por parte de homens e mulheres. Ao contrário do homem do Génesis e desta sociedade em que vivemos, Maria não se esconde de Deus nem esconde Deus. Expõe-se, na sua verdade e simplicidade, ao imenso clarão de Deus. É assim que se expõe a Deus e que expõe Deus, recebendo e aceitando com amor intenso a sua nova Vocação que lhe vem de Deus. Maria vai ser a Mãe, não de um filho, mas do Filho há muito ansiado, esperado e anunciado nas páginas da Escritura Santa Antiga. É o Filho de Deus, totalmente consubstancial a Deus, e é o Filho de Maria, totalmente consubstancial à sua Mãe. Santa Maria, Mãe de Deus.

9. Por isso, «Alegra-te, Maria» [= «Chaîre Maria»; «Ave Maria»], «não tenhas medo», «o Senhor está contigo» (Lucas 1, 28 e 30). Alguns anos mais tarde, as mulheres que vão ao túmulo de Jesus ouvirão também a mesma música divina: «Alegrai-vos», «não tenhais medo» (Mateus 28,5 e 9). E nós, Assembleia Santa que hoje se reúne para celebrar os mistérios do seu Senhor e também de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, estamos também permanentemente a ouvir esta divina melodia. Portanto, irmãos amados em Cristo, Alegrai-vos, não tenhais medo, o Senhor está no meio de nós!

10. «Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua Palavra» (Lucas 1,38). Deus chama, mas não impõe. A Maria, e a cada um de nós. Podemos sempre aceitar Deus ou esconder-nos de Deus. Deixar Deus entrar, ou fechar-lhe a porta. Maria aceitou, e, por isso, todas as gerações a proclamarão Bem-aventurada (Lucas 1,48). É o que estamos hoje e aqui a fazer: Feliz és tu, Maria, pioneira de um mundo novo, porque acreditaste em tudo quanto te foi dito da parte do Senhor (Lucas 1,45)! Feliz também aquele que ouve a Palavra de Deus e a põe em prática (Lucas 11,28)!

11. Memorial desta beleza incandescente é a Basílica da Anunciação, em Nazaré. Esta grandiosa Basílica, em três planos, foi inaugurada em 25 de Março de 1969, e foi visitada, ainda as obras estavam em curso, em 1964, pelo Papa Paulo VI. Escavações feitas antes desta grandiosa construção puseram a descoberto, e podem ver-se ainda hoje, os majestosos pilares de uma Catedral levantada em 1099, pelo príncipe cruzado Tancredo, bem como o pavimento em mosaico de uma igreja bizantina, que pode ser datada do ano 450. Mas, descendo mais fundo, até às entranhas da atual Basílica, acede-se à Gruta da Anunciação, sob cujo altar se lê a inscrição Verbum caro hic factum est [«Aqui o Verbo se fez carne»], e a outros lugares de culto antigos, talvez já do século II. Numa grafite antiga foi encontrada a gravação XE MAPIA, abreviação de Chaîre Maria, a primeira Ave-Maria da história.

12. A uns 200 metros para nordeste encontra-se a Igreja da Nutrição, que guarda a memória de S. José e dos «irmãos de Jesus» do ramo de José, muito zelosos dos seus direitos, tradição bem conhecida na Igreja primitiva, a partir do século II, e fechados aos gentio-cristãos pelo dogma da habdalah [= separação entre os judeo-cristãos e os cristãos da Grande Igreja]. Nesse sentido, é sabido que em 570 impediram o Anónimo de Piacenza de visitar a «casa de José», e, em 614, alistaram-se com os Persas de Cosroé, vindo ao de cima o seu zelo destruidor de igrejas «cristãs». Com a vitória de Heráclio, estes judeo-cristãos nazarenos levaram consigo as suas tradições sobre Nazaré e S. José, e ter-se-ão refugiado junto dos coptos egípcios. Logo a seguir, em 670, Arculfo já pôde visitar e descrever a casa de S. José em Nazaré. A descrição de Arculfo vê-se confirmada mais tarde, nas escavações do P. Viaud e de Fr. Benedetto Vlaminck, nos anos de 1890 e 1909-1910, e, mais tarde ainda, em 1970, pelo P. Bagatti.

13. Foi o Concílio de Basileia (1439) que sugeriu a definição do dogma da Imaculada Conceição, proclamado depois por Pio IX em 08 de Dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus. Note-se que o termo «conceção», na linguagem bíblica, indica a totalidade da existência. O velho orante do Salmo 71, olhando retrospetivamente para a sua vida de fidelidade e de amor, exclama extasiado: «Sobre ti me apoiei desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe» (Salmo 71,6). Assim também, a existência de Maria está, desde o seu início, sob a proteção de Deus, marcada com o selo de Deus, não estando nunca sob o selo do pecado original, que mostra a existência humana marcada por um projeto alternativo ao de Deus, em que cada existência humana, eu, o meu pai, os filhos que aparecerão sobre a face da terra, queremos ser por nossas próprias forças «como deus, conhecedores do bem e mal» (Génesis 3,5).

14. Esta celebração da Mãe de Deus e nossa Mãe e Padroeira Principal de Portugal é um desafio imenso para o homem «em fuga» deste tempo, que se esconde de si mesmo, que continua a esconder-se de Deus, e que pretende esconder Deus, retirando-o da via pública e da vida pública. Atravessamos verdadeiramente a «noite do mundo» (Weltnacht), diz Martin Heidegger, onde «Cada um está sozinho no coração da terra/ atravessado por um raio de sol:/ e é logo noite», como bem escreve o escritor italiano Salvatore Quasimodo. Homem deste tempo às escuras, engessado, triste, exilado, escondido, anestesiado, volta para a Luz, reentra em tua casa, no teu coração despedaçado. Há de seguramente por lá haver ainda, caída no fundo da alma, uma lágrima dorida e uma mão de Mãe à tua espera!

 

Senhora de dezembro,

Maria, minha Mãe,

Passa hoje o dia da tua Imaculada Conceição.

 

Senhora de dezembro,

Dos dias frios e frágeis,

Dos passos firmes e ágeis,

Do coração que velava

À espera de quem te amava.

 

Assim te entregaste a Deus,

De coração inteiro,

Como um tinteiro

Todo derramado numa página.

 

Tu és a mais bela página de Deus,

A Deus doada, apresentada, dedicada,

Mãe da vida consagrada,

Imaculada,

Ensina-me a tua tabuada,

A tua nova alegria,

A luz do Evangelho que te aquece e alumia.

 

Eu te saúdo, Maria,

Neste dia da tua Imaculada Conceição.

Ave-Maria.

 

António Couto



Recursos:
Catequese Missionária - Adolescência:Download Documento
Catequese Missionária - Infância:Download Documento
Orientações para a Catequese:Download Documento
JNC18: Reportagem Educris:
JNC18: Homilia de D. António Moiteiro na eucaristia de encerramento das Jornadas:
JNC18: Conclusões das Jornadas Nacionais de Catequistas:Download Documento
JNC18: «Conclusões»:
«Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje», por Maria Luísa Boléo:
JNC18: «Catequista: Discípulo e acompanhante», por Paulo Campino:
JNC18: «Primeiro Anúncio e Discipulado: Objetivos, Conteúdos e Pedagogia», por Maria Luísa Boléo:
Áudio: «Conclusões», por padre Tiago Neto, irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves :
Áudio: «Conclusões», por padre Tiago Neto, irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves

Ouça e leve consigo as «Conclusões», por padre Tiago Neto, irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves nas Jornadas Nacionais de Catequistas

Áudio: «Catequista:Discípulo e acompanhante», por Paulo Campino:
Áudio: «Catequista:Discípulo e acompanhante», por Paulo Campino

Ouça e leve consigo o áudio da conferência «Catequista:Discípulo e acompanhante», proferida elo diácono Paulo Campino nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2018.

JNC18: «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada», por Armindo Vaz, UCP:
JNC18: «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», pelo padre Joaquim Ganhão:
Áudio: «A palavra de Deus lida, refletida e rezada»:
Áudio: «A palavra de Deus lida, refletida e rezada»

Ouça e leve consigo o áudio da conferência «A palavra de Deus lida, refletida e rezada» proferida pelo padre Armindo Vaz, da UCP, nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018.

Áudio: «Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje»:
Áudio: «Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje»

Ouça e leve consigo, em podcast, o áudio da conferência «Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje», proferida por Maria Luísa Boléo nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018

Áudio: «Primeiro Anúncio e Discipulado - Objetivos, conteúdos e Pedagogia»:
Áudio: «Primeiro Anúncio e Discipulado - Objetivos, conteúdos e Pedagogia»

Ouça e leve consigo a conferência «Primeiro Anúncio e Discipulado - Objetivos, conteúdos e Pedagogia» proferida por Maria Luísa Boléo nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018

JNC18: «Homilia de D. António Moiteiro na abertura das Jornadas Nacionais:
Áudio: As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», padre Joaquim Ganhão:
Áudio: As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», padre Joaquim Ganhão

Ouça e leve consigo a conferência «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», proferida pelo padre Joaquim Ganhão nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018

JNC18: «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada», por Armindo Vaz, UCP:Download Documento
JNC18: «Primeiro anúncio e discipulado - Tema 1 do curso «Ser catequista Hoje»:Download Documento
JNC18: Plano de formação de catequistas, Maria Luisa Boléo:Download Documento
JNC18: «O Plano de Formação de Catequistas 2018», por D. António Moiteiro:
JNC18/Áudio: «O Plano de formação de Catequistas 2018», por D. António Moiteiro:
JNC18/Áudio: «O Plano de formação de Catequistas 2018», por D. António Moiteiro

Ouça e leve consigo a conferência de D. António Moiteiro subordinada ao tema «O Plano de Formação de Catequistas, 2018»

JNC18: «O Plano de Formação de Catequistas 2018», por D. António Moiteiro:Download Documento
EC: Alocução de D. Manuel Pelino Domingues:
EC: IV Peregrinação da Escola Católica:
EC: Melhores Momentos:
Revista Mensagem - Especial Ano missionário:Download Documento
Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã 2018:Download Documento
Conclusões do II Congresso Internacional da Catequese:
Mensagem do Papa Francisco aos Catequistas:Download Documento
Interioridade: A «revolução da Toalha»:
IV Peregrinação das Escolas Católicas - Cartaz:Download Documento
JNC18: Ficha de inscrição:Download Documento
Concurso «Eu Posso!»:Download Documento
Catálogo FSNEC 2018/19:Download Documento
Balanço do ano letivo 2017/18:
APEC: «É dando que se recebe: a importância das emoções nas nossas vidas»:
APEC: «É dando que se recebe: a importância das emoções nas nossas vidas» :
D. Manuel Pelino Domingues: reflexão aos alunos:
D. Manuel Pelino Domingues: reflexão aos alunos

Ouça a reflexão de D. Manuel Pelino Domingues, vogal da CEECDF e Bispo emérito do Santarém aos cerca de 4500 alunos presentes no XVIII Interescolas do 1º ciclo que se realizou em Fátima a 25 de maio de 2018.

XVIII Interescolas do 1º Ciclo: «Sorri para Mim!»:
Melhores imagens do Encontro:
«Coimbra, cidade do Amor»:
Áudio: Vencedor da 3ª Edição «Bíblia Moov»:
Áudio: Vencedor da 3ª Edição «Bíblia Moov»

Ouça as declarações do professor de EMRC, Luís Silva, após a vitória da 3ª edição do Bíblia Moov.

Flash Video: «Coimbra, cidade do amor»:
XVIII Interescolas do 1º Ciclo - ficha de inscrição 2018:Download Documento
XVIII Interescolas do 1º Ciclo - Cartaz 2018:Download Documento
VIII ENES: Melhores imagens do «DESA(R)MA_TE!»:
VIII ENES: Ser protagonista no Mundo para construir a «Civilização do Amor»:
VIII ENES: Alocução de D José Traquina, Bispo de Santarém:
ENC18:Homilia na Eucaristia de encerramento:
ENC18: «A formação de catequistas: perspetivas atuais»:
Áudio: «A formação de catequistas: Perspetivas atuais»:
Áudio: «A formação de catequistas: Perspetivas atuais»

Ouça e leve consigo a conferência de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) no 57º Encontro Nacional de Catequese, sob o tema «Catequista: Identidade e Missão».

ENC18: Um novo projeto de formação e a necessidade de ser discípulo:
ENC18: «A Alegria de ser Catequista»:
ENC18: «O discipulado no Novo testamento»:
Áudio: «A Alegria de ser Catequista»:
Áudio: «A Alegria de ser Catequista»

Ouça e leve a consigo a partilha e testemunho de Maria Luísa Boléo na conferência «A Alegria de ser Catequista», proferida no 57º Encontro Nacional de Catequese

Áudio: «O discipulado no Novo testamento»:
Áudio: «O discipulado no Novo testamento»

OUça e leve consigo em mp3 o áudio da conferência de D. José Ornelas, Bispoda diocese de Setúbal, no 57º Encontro Nacional de Catequese que decorreu em Setúbal de 3 a 6 de abril de 2018.

Reportagem: II Jornadas Locais das Escolas Católicas - Santo Tirso:
Braga: «Como é que a Escola Católica Anuncia Jesus Cristo?»:
Áudio/Eduardo Duque: «O 'jovem' perante o facto religioso»:
Áudio/Eduardo Duque: «O 'jovem' perante o facto religioso»

Ouça e leve consigo a conferência de Eduardo Duque, sociólogo, nas Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC 2018.

Áudio/Luís Miguel F. Rodrigues: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»:
Áudio/Luís Miguel F. Rodrigues: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»

Ouça e leve consigo a conferência de Luís Miguel F. Rodrigues sob o tema «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância», proferida nas Formações (inter) diocesanas, 2018

Eduardo Duque: «O 'jovem' perante o facto religioso»:
Luís Miguel F. Rodrigues: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»:
Mensagem de D. Jorge Ortiga aos professores de EMRC:
«Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»:
Áudio: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»:
Áudio: «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância»

Ouça e leve consigo a conferência de Fabrizia Raguso, psicóloga,  nas Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC 2018. 

Verdade, Ciência e Religião:Download Documento
JLEC 2018: «Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Lisboa:
«O "jovem" perante o facto religioso»:
Áudio: «O "jovem" perante o facto religioso»:
Áudio: «O "jovem" perante o facto religioso»

Conferência de Helena Gil Costa, socióloga e master em Criatividade Aplicada Total, nas Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC 2018. 

Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Lisboa:
 
Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Lisboa

«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo» foi o tema da conferência de D. Joaquim Mendes perante mais de 100 professores e alunos das Jornadas Locais das Escolas Católicas (JLEC) que decorreram no Estoril, no Patriarcado de Lisboa.

II edição das Jornadas Locais 2018-Estoril:
Lisboa: Desafios e propostas para a lecionação no 1º ciclo e Secundário:
Celebração para o Dia dos Pastorinhos:Download Documento
Tempo de adoração eucarística: 24 horas para o Senhor:Download Documento
«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Aveiro:
Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Aveiro:
Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Aveiro

«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo» foi o tema da conferência de D. António Moiteiro perante mais de 150 professores e alunos das Jornadas Locais das Escolas Católicas (JLEC) que decorreram em Aveiro.

«O Novo Regulamento Comunitário de Proteção de Dados», parte 2:
«O Novo Regulamento Comunitário de Proteção de Dados», parte 1:
1ª edição das Jornadas Locais das Escolas Católicas - Calvão:
Homilia de D. António Moiteiro, Calvão:
Áudio: homilia de D. António Moiteiro, Calvão:
Áudio: homilia de D. António Moiteiro, Calvão

Ouça e leve consigo a homilia de D. António Moiteiro aos participantes das Jornadas Locais das Escolas Católicas do centro que decorreu no Colégio de Calvão, em Vagos.

VIII ENES: Ficha de inscrição:Download Documento
Santarém: Campanha de Quaresma 2018:Download Documento
Lisboa: Campanha de Quaresma 2018:Download Documento
Áudio: III edição «Do Clique ao Toque»:
Áudio: III edição «Do Clique ao Toque»

III edição contou com mais de meia centena de participantes e foi organizada pelo Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa no passado dia 27 de janeiro de 2018.

III edição «Do Clique ao Toque» apresentou "novidades da fé" no digital:
Angra: Campanha de Quaresma 2018:Download Documento
Edição de Viseu analisou adolescência e infância:
«Uma missão mais do que uma profissão»:
«Uma missão mais do que uma profissão»

Ouça a alocução de D. Manuel Felício, bispo da Guarda, na formação (inter) diocesana de professores de EMRC que decorreu em Viseu a 27 de janeiro de 2018

«Ser testemunho de Jesus»:
«Ser testemunho de Jesus»

Alocução de D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, aos professores de EMRC reunidos na formação interdiocesana de 27 de janeiro de 2018

O Novo Regulamento Comunitário de Proteção de Dados:Download Documento
São Francisco de Sales:
Santo Estevão:
«A Alegria do Encontro»:Download Documento
Questionário Viseu:Download Documento
Questionário Gaia/Porto:Download Documento
Questionário Almada/Setúbal:Download Documento
Formações (inter) diocesanas refletem sobre 1º ciclo e Secundário:
Discurso do Papa Francisco à Associação Italiana de Professores Católicos:Download Documento
«Porque é que os cristãos devem espalhar a paz?»:
«Sustentabilidade, um novo princípio social?»:
«Relação do Estado português com o ensino não estatal – uma teoria desprovida de práxis»:Download Documento
«Da Populorum Progressio à Laudato Si»:Download Documento
Santarém: Proposta de Advento 2017:Download Documento
Santarém: Calendário de Advento 2017:Download Documento
SS17: Catequese Adolescência:Download Documento
SS17: Catequese infância:Download Documento
Áudio: Balanço e desafios para a catequese:
Áudio: Balanço e desafios para a catequese

Ouça e leve consigo a reflexão de Cristina Sá Carvalho, coordenadora do Departamento de Catequese, com o balanço e os desafios deixados pelas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017

Áudio: «O Encontro com Jesus Cristo»:
Áudio: «O Encontro com Jesus Cristo»

Ouça e leve consigo a conferência «O Encontro com Jesus Cristo» proferida pelo padre José Frazão SJ nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017.

Áudio: «Linhas programáticas para a Catequese»:
Áudio: «Linhas programáticas para a Catequese»

Ouça e leve consigo a conferência «Linhas programáticas para a Catequese» proferida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017.

Áudio: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues:
Áudio: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues

Disponibilizamos a homilia do vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) na Eucaristia de dia 4 de novembro em contexto de Jornadas Nacionais de Catequistas 2017 (JNC17)

Áudio: «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado»:
Áudio: «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado»

Veja, ou reveja, a reflexão «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado» que o padre Mário Rodrigues de Sousa, da diocese do Algarve, trouxe às Jornadas Nacionais de Catequistas 2017

Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã 2017:Download Documento
JNC 2017: Ficha de inscrição:Download Documento
Planificador anual de catequese - ao ritmo da liturgia:Download Documento
1º Encontro da Catequese 2017:Download Documento
Ferramenta para a planificação anual da catequese:Download Documento
AP: A propósito da ideologia de Género:Download Documento
Estatísticas das Escolas Católicas 2016/2017:Download Documento
Catálogo FSNEC 2017/18:Download Documento
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a quarta parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a terceira parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a quarta parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a terceira parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

Ouça a parte 1, a parte 2

Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a segunda parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Ouça, também, a parte 1

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a segunda parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a primeira parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a primeira parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

«A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre»:
«A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre»

Ouça o painel «A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre» proferida na ação de formação para direções das escolas católicas a 20 de junho de 2017

«Como é que a Escola Católica responde aos desafios da educação hoje»:
«Como é que a Escola Católica responde aos desafios da educação hoje»

Ouça a conferência do padre João Seabra proferida na ação de formação para direções das escolas católicas a 20 de junho de 2017

«A importância do colaborador não docente nos projetos das nossas escolas»:Download Documento
Ficha de inscrição:Download Documento
01. Revista Mensagem - Especial Centenário das Aparições:Download Documento
02. Como implementar a caminhada CENTENÁRIO de FÁTIMA:Download Documento
03. Guião para elaborar o Roteiro do Peregrino:Download Documento
04. Bússola - A Mensagem:Download Documento
04. Bússola para escrever o roteiro do Peregrino - word:Download Documento
05. Roteiro do Peregrino - nos passos dos pastorinhos:Download Documento
06. Testemunhos dos pastorinhos para o dia da mãe:Download Documento
13. Maria, caminho para Jesus:Download Documento
12. Maria, convite à conversão - oração em família:Download Documento
Anexo 1 - Aula 1:Download Documento
Anexo 3 - Aula 2:Download Documento
Anexo II - Aula 1 - PPT:Download Documento
Ilustrações - 3º e 4º ano:Download Documento
Ilustrações:Download Documento
Áudio: «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»:
Áudio: «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»

Ouça e leve consigo a conferência «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida», por José Eduardo Borges de Pinho, UCP, durante a formação de docentes de EMRC 2017, subordinada ao tema «Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numa Escola com Lu )cide)z»

Áudio: «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões»:
Áudio: «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões»

Ouça e leve consigo a conferência «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões» proferida por Cláudia Assis Teixeira, presidente da direção da Associação Foste Visitar-me, no dia 11 de fevereiro de 2017 na formação de docentes de EMRC.

Áudio: «Da hostilidade à hospitalidade»:
Áudio: «Da hostilidade à hospitalidade»

Ouça e leve consigo a conferência «Da hostilidade à hospitalidade» proferida por André Jorge, diretor do JRS em Portugal, na formação de docentes de EMRC, 2017

Áudio: «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas»:
Áudio: «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas»

Ouça e leve consigo a conferência «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas», proferida pela irmã Júlia Bacelar, membro da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas na formação de docentes de EMRC

Áudio: «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus»:
Áudio: «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus»

Ouça e leve consigo a conferência «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus», proferida pela irmã Julieta Dias, da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas, na formação de docentes de EMRC.

Áudio: «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto» :
Áudio: «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto»

Ouça e leve consigo a conferência «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto», proferida por Berta Catalão, médica de Família na formação de docentes de EMRC, 2017.

Áudio: "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano":
Áudio: "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano"

Ouça e leve consigo a conferência "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano" por Filipe Almeida, médico e membro da Academia Pontifícia para a Vida, durante a Formação dos docentes de EMRC 2017.

Áudio: Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola:
Áudio: Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola

Ouça e leve consigo a conferência de Micael Pereira, jornalista do Expresso, subordinada ao tema «Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola», proferida na formação de docentes de EMRC, Porto - 2017

Áudio: "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana":
Áudio: "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana"

Ouça e leve consigo a conferência "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana" proferida por Helena Marujo, ISCSP, durante a formação "Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numaEscola com lu(cide)z", dirigida a docentes de EMRC

Áudio:«Entre a angústia e a esperança»: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade":
Áudio:«Entre a angústia e a esperança»: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade"

Ouça e leve consigo a conferência do professor Américo Pereira, Formação para docentes de EMRC 2017, por Américo Pereira, professor da faculdade de Ciências Humanas da UCP durante a formação "Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numaEscola com lu(cide)z"

Áudio: «A família como fermento evangelizador da sociedade»:
Áudio: «A família como fermento evangelizador da sociedade»

Ouça e leve consigo a conferência «A família como fermento evangelizador da sociedade» proferida por José Rodrigues Duque, da Universidade Católica Portuguesa, nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: «Viver a espiritualidade mariana em família» :
Áudio: «Viver a espiritualidade mariana em família»

Ouça e leve consigo a palestra do casal Ana Alexandra Nunes e Nuno Prazeres nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: «Maria, mãe, discípula e educadora»:
Áudio: «Maria, mãe, discípula e educadora»

Ouça a conferência de D. António Marto, subordinada ao tema «Maria, mãe, discípula e educadora», proferida nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: Homilia da eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016:
Áudio: Homilia da eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016

Ouça e leve consigo a homilia de D. Manuel Pelino Domingues na eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Educar para a Interioridade:Download Documento
10M: Apresentação da Operação:Download Documento
Apresentação do Projeto:Download Documento
"Os materiais da catequese, comunhão eclesial e serviço ao povo de Deus":Download Documento
Apresentação resumo de "Educar hoje e amanhã- Uma paixão que se renova":Download Documento
APEC: formação em Código do Trabalho:Download Documento
APEC: "Novas Regras do Código de Trabalho":Download Documento
Fórum EMRC 2014:Download Documento
XII Congresso das Escolas Católicas:Download Documento
PPT "As Catequeses da Fé":Download Documento
APEC: Formação para docentes e funcionários:Download Documento
outubro mês das missões:Download Documento
Despertar da Fé:Download Documento
Os Pastorinhos de Fátima (2ª parte):Download Documento
Os Pastorinhos de Fátima (1ª parte):Download Documento
Despertar da Fé com os Pastorinhos:Download Documento
Criação e Evolução:Download Documento
Apresentação: Fé e Ciência:Download Documento
Óscar Alonso:Diferentes modelos Pastorais em Escola católica:Download Documento
Óscar Alonso: "Projetos e práticas pastorais na escola Católica":Download Documento
Óscar Alonso: Cinco ambitos para os projectos de pastoral em escola católica:Download Documento
Material de Apoio à formação:Download Documento
XVII Congresso da OIEC:Download Documento
Braga: Plano de Formação 2011/2012:Download Documento
Unidade Lectiva 3 - Condenação de Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Mensagem de Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 2 - A água na arte e Baptismo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 2 - Funções da Água:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Os grupos:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Livros da Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Decálogo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - À descoberta da Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - A Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Meninos de Todas as Cores:Download Flipchart
Unidade Lectiva 12 - A Dignidade do Trabalho:Download Documento
Unidade Lectiva 9 - A Comunidade dos Crentes em Cristo:Download Documento
Unidade Lectiva 7 - Ciência e Tecnologia:Download Documento
Unidade Lectiva 6 - Um Sentido para a Vida:Download Documento
Unidade Lectiva 5 - Os Novos Movimentos Religiosos:Download Documento
Unidade Lectiva 4 - A Civilização do Amor:Download Documento
Unidade Lectiva 3 - Ética e Economia:Download Documento
Unidade Lectiva 2 - Valores e Ética Cristã:Download Documento
Unidade Lectiva 1 - Política, Ética e Religião:Download Documento
9º Ano - Horizontes de Esperança:Download Documento
8º Ano - Livres para Amar:Download Documento
7º ano - Desafios:Download Documento
6º Ano - Nós e o Mundo:Download Documento
5º Ano - Caminhos de Encontro:Download Documento
4º Ano - A Luz da Vida:Download Documento
3º Ano - O Grão de Trigo:Download Documento
2º Ano - O Tesouro:Download Documento
Materiais de Apoio ao Professor:Download Documento
Nota Pastoral sobre a Educação da Sexualidade:Download Documento
Conhecer o Islão:Download Documento
EMRC e Catequese:Download Documento
EMRC e os Destinatários:Download Documento
EMRC e a Vida:Download Documento
EMRC e os Sinais da Presença de Deus:Download Documento
EMRC e o Estado Português:Download Documento
EMRC e o Aluno:Download Documento
EMRC e a Família:Download Documento
EMRC e a Educação Integral:Download Documento
EMRC e a Cidadania:Download Documento
EMRC e as Questões Existenciais:Download Documento
EMRC e a Pessoa:Download Documento
EMRC e a Mensagem Cristã:Download Documento
Declaração Universal dos Direitos Humanos:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades