Domingo da Divina Misericórdia: «O percurso de Tomé, chamado gémeo»

1. Novos percursos se abrem, e é aqui que se inicia o Evangelho do Domingo II da Páscoa (João 20,19-31), que o Papa João Paulo II, em 30 de Abril do ano 2000, consagrou como «Domingo da Divina Misericórdia». Os discípulos estão num lugar, com as portas fechadas, por medo dos judeus. O Ressuscitado, vida nova e modo novo de estar presente, que nada nem ninguém pode reter, vem e fica no MEIO deles, o lugar da Presidência, e saúda-os: «A paz convosco!». Mostra-lhes as mãos e o lado, sinais que identificam o Ressuscitado com o Crucificado, e agrafa-os à sua missão: «Como o Pai me enviou (apéstalken: perf. de apostéllô), também Eu vos mando ir (pémpô)». O envio d’Ele está no tempo perfeito (é para sempre): está sempre em missão; o nosso está no presente, e passa. O presente da nossa missão aparece, portanto, agrafado à missão de Jesus, e não faz sentido sem ela e sem Ele. Nós implicados e imbricados n’Ele e na missão d’Ele, sabendo nós que Ele está connosco todos os dias (cf. Mateus 28,20). É-nos dito que os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem (idóntes: part. aor2 de horáô) com um olhar histórico (tempo aoristo) o Senhor. Tal como o Outro Discípulo, também eles veem com um olhar histórico (tempo aoristo) a identidade do Senhor. O sopro de Jesus sobre eles é o sopro criador (emphysáô), com o Espírito, para a missão frágil-forte do Perdão. Este sopro só aparece aqui em todo o Novo Testamento! Mas não é difícil construir uma bela ponte para Génesis 2,7, para o sopro ou alento (napah TM / emphysáô LXX) criador de Deus no rosto do homem.

2. A identidade do Senhor Ressuscitado está para além do rosto. Por isso, vê-lo não implica necessariamente reconhecê-lo, como sucede em não poucas páginas dos Evangelhos. A identidade do Ressuscitado não é do domínio da fotografia. Vem de dentro. Reside na sua vida a nós dada por amor até ao fim, aponta para a Cruz. Por isso, Jesus mostra as mãos e o lado, sinais abertos para entrar no sacrário da sua intimidade, dádiva infinita que rebenta as paredes dos nossos olhos embotados e do nosso coração empedernido. Entenda-se também que a missão que nos é confiada é mostrar Jesus. Está bom de ver que não basta exibir as capas do catecismo que mostram um Jesus de olhos azuis. Só o podemos mostrar com a nossa vida dele recebida, e igualmente dada e comprometida.

3. O narrador informa-nos logo a seguir que, afinal, Tomé (Toma’), chamado Gémeo (Dídymos), não estava com eles quando veio Jesus. Dídymos é, na verdade, a tradução literal, em grego, do aramaico Toma’ [= «Gémeo»]. Mas os outros diziam-lhe repetidamente (élegon: imperf. de légô), imperfeito de duração), com a mesma linguagem da Madalena, mas no plural: «Vimos (heôrákamen: perf. de horáô) o Senhor!» (João 20,25). Portanto, também eles são testemunhas, pois viram e continuam a ver o Senhor, de acordo com o tempo perfeito do verbo grego. Mas Tomé quer tudo controlado e verificado, ponto por ponto, e refere: «Se eu não vir (ídô: conj. aor2 de horáô) com um olhar histórico (tempo aoristo) nas suas mãos a marca dos cravos, e não meter o meu dedo na marca dos cravos e não meter a minha mão no seu lado, não acreditarei» (João 20,25).

4. Novo desarme: oito dias depois, estavam outra vez os discípulos com as portas fechadas (mas o medo já não é mencionado), e Tomé estava com eles. Veio Jesus, ficou no MEIO, saudou-os com a paz, e dirigiu-se logo a Tomé desta maneira: «Traz o teu dedo aqui e vê (íde: imper. aor2 de horáô) com um olhar histórico (tempo aoristo) as minhas mãos, e traz a tua mão e mete-a no meu lado, e não sejas incrédulo, mas crente!» (João 20,27). Aí está Tomé adivinhado, desvendado e desarmado. Também ele podia ter pensado: «E como é que ele sabia que eu queria fazer aquilo?». Tomé cai aqui, adivinhado e antecipado, precedido por Aquele que nos precede sempre. Não quer tirar mais provas. Diz de imediato: «Meu Senhor e meu Deus!» (João 20,28), uma das mais belas profissões de fé de toda a Escritura. E Jesus diz para ele: «Porque me viste e continuas a ver (heôrakás me), tempo perfeito de horáô, acreditaste e continuas a acreditar (pepísteukas), tempo perfeito de pisteúô; felizes (makárioi) os que, não tendo visto (idóntes: part. aor2 de horáô) com um olhar histórico (tempo aoristo), acreditaram (pisteúsantes: part. aor. de pisteúô)!» (João 20,29), tempo aoristo. Esta felicitação é para nós.

5. Notável o percurso dos Discípulos. Fechados e com medo, viram Jesus entrar e ficar no MEIO deles, sem que as portas e as paredes constituíssem obstáculo. Trocaram o medo pela alegria, e também eles começaram a ver de forma continuada o Senhor e a dizê-lo repetidamente. Notável e exemplar para nós o percurso de Tomé, chamado Gémeo: não estava com a comunidade, tão-pouco aceitou o seu testemunho; queria provas. Mas quando veio Jesus e o adivinhou, precedendo-o e presidindo-o, entregou-se completamente! Tomé, chamado Gémeo! Irmão gémeo! Irmão gémeo de quem? Meu e teu, assim pretende o narrador. De vez em quando, também nós não estamos com a comunidade. Como Tomé, chamado Gémeo. Por vezes, também duvidamos e queremos provas. Como Tomé, chamado Gémeo. Salta à vista que também devemos estar com a comunidade. Como Tomé, chamado Gémeo. E professar convictamente a nossa fé no Ressuscitado que nos preside (no MEIO) e nos precede sempre. Como Tomé, chamado Gémeo.

6. A lição do Livro dos Atos dos Apóstolos (2,42-47, mas ver também 4,32-35 e 5,12-16) deste Domingo II da Páscoa é outra vez soberba. Trata-se de uma visita guiada ao Cenáculo, a primeira Catedral da Igreja nascente – mas com ramificações em todas as casas, em todos os corações –, bem assente em quatro colunas: o ensino dos Apóstolos (1), a comunhão fraterna (2), a fração do pão (3) e a oração (4). Com a boca cheia de louvor, os olhos de graça, as mãos de paz e de pão, as entranhas de misericórdia, a comunidade bela crescia, crescia, crescia. Não admira. Era tão jovem, leve e bela, que as pessoas lutavam por entrar nela!

7. Filhos renascidos da grande misericórdia do nosso Deus, verificada pela Ressurreição de Jesus Cristo, exultamos de alegria. Não o tendo visto na história (aoristo de ideîn), nós o amamos agora, e não o vendo agora com os nossos olhos (horôntes), acreditamos agora (pisteúontes). A Primeira Carta de Pedro (1,3-9) apresenta-nos uma síntese feliz da visão nova da fé e da obra da misericórdia de Deus em nós, os dois grandes temas deste Domingo II da Páscoa ou da Divina Misericórdia.

8. Cantemos, por isso, o Salmo 118, que é o último canto do chamado «Pequeno Hallel Pascal» (113-118), mas que era seguramente cantado noutras festividades de Israel, nomeadamente na Festa das Tendas, tendo em conta o seu teor processional, e até a sua distribuição por coros. Este Salmo levanta-se do meio da alegria própria da Festa («Este é o dia que o Senhor fez,/ nele nos alegremos e exultemos!»: v. 24), e eleva ao Deus sempre fiel uma grande Ação de Graças por todas as maravilhas que Ele tem realizado em favor do seu povo. Sim, toda a nossa energia e toda a melodia que nos habita é o próprio Senhor, conforme o belíssimo v. 14: «Minha força e meu canto YAH!», que soa assim em hebraico: ‘azzî wezimrat YAH. Além do nosso Salmo, a expressão densa e impressiva encontra-se ainda em Êxodo 15,2 e Isaías 12,2. YAH está por YHWH. O refrão que vamos cantar aparece a abrir e a fechar este grande Salmo, e constitui como que o envelope onde guardamos a bela melodia que cantamos. Soa assim: «Louvai o Senhor porque Ele é bom,/ porque para sempre é o seu amor!» (vv. 1 e 29).

 

Senhor Jesus,

Há tanta gente que Te procura à pressa e Te quer ver.

Mas quando dizem que Te querem ver,

Não é para Te conhecer.

É o teu rosto, a cor dos teus olhos e cabelos,

A tez da tua pele, a tua forma de vestir que os atrai e contagia.

Querem ver-te como se fosse numa fotografia.

 

Mas Tu, Senhor Jesus Ressuscitado,

Quando Te dás a conhecer a nós,

Não mostras o rosto,

Uma fotografia,

O cartão de cidadão.

Se fosse assim,

Mal seria que os teus amigos Te não reconhecessem.

 

E o facto é que,

Quando surges no meio deles,

Não Te reconhecem.

E em vez do rosto,

São, afinal, as mãos e o lado que apresentas.

Entenda-se: é a tua maneira de viver que nos queres fazer ver.

Na verdade, a tua identidade é dar a vida,

É dar a mão e o coração.

É essa a tua lição, a tua paixão, a tua ressurreição.

 

Senhor, dá-nos sempre desse pão!

 

António Couto



Recursos:
VII ENES: Entrevista ao coordenador nacional da EMRC:
VII ENES: Acolhimento do VII Encontro de EMRC do Secundário:
VII Encontro Nacional de alunos do Ensino Secundário :
«Como se chega a uma mudança da sociedade?»:
«Pode treinar-se o amar ao próximo?»:
"Piedade popular e oração em família":
O que é o novo mandamento do amor no Novo Testamento? :
"Novas tecnologias na Evangelização":
Não há ventos favoráveis para barco sem destino: A educação dos filhos e a impossível neutralidade :
ENC17: Mesa redonda: «Comunidade fraterna e missionária»:
«Se Deus criou o mundo por amor, então porque é que está cheio de injustiça, de opressão e de sofrimento?»:
Apresentação e materiais - link de prezi:Download Documento
Planificação Aula 1:Download Documento
Planificação Aula 2:Download Documento
Prezi - PDF:Download Documento
Planificação Aula 1:Download Documento
Anexo 1 - Aula 1:Download Documento
Anexo 2 - Aula 1:Download Documento
Planificação Aula 2:Download Documento
Anexo 3 - Aula 2:Download Documento
Anexo 4 - Aula 2:Download Documento
Planificação Aula 1:Download Documento
Anexo I - Aula 1:Download Documento
Anexo II - Aula 1 - PDF:Download Documento
Anexo II - Aula 1 - PPT:Download Documento
Anexo III - prezi até 1917 - Aula 1:Download Documento
Planificação Aula 2:Download Documento
Anexo I - Aula 2:Download Documento
Anexo III - prezi 2º ciclo - PDF:Download Documento
Prezi com a cronologia dos acontecimentos de Fátima:Download Documento
Documento orientador para o professor:Download Documento
Planificação aula 1:Download Documento
Anexo I - Aula 1:Download Documento
Planificação aula 2:Download Documento
Anexo II - Aula 2:Download Documento
Ilustrações - 3º e 4º ano:Download Documento
Documento orientador para o professor:Download Documento
Planificação aula 1:Download Documento
Anexo I - Aula 1:Download Documento
Planificação aula 2:Download Documento
Anexo II - Aula 2:Download Documento
Ilustrações:Download Documento
Apresentação das aulas sobre a narrativa dos acontecimentos de FÁTIMA:Download Documento
«A eutanásia é moralmente permitida?»:
XVII Interescolas do 1º Ciclo - ficha de inscrição 2017:Download Documento
XVII Interescolas do 1º Ciclo - Cartaz 2017:Download Documento
Guia do animador Familiar, 4º volume,etapa 9:Download Documento
Guia do animador Familiar, 4º volume,etapa 8:Download Documento
Guia do animador Familiar, 4º volume,etapa 7:Download Documento
Projeto "Há ir e voltar":
«O que significa o bem comum?»:
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida":
"A oração":
"Jesus entre os doutores":
«Mobilidade Humana: Sonhos de profeta, pergunta de Deus»:
«O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto»:
«O que significa Deus para o nosso agir?»:
VII ENES: Ficha de inscrição:Download Documento
«Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas»:
«A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»:
"Porque é que a Igreja tem uma Doutrina Social?:
Estatísticas das Escolas Católicas 2015/2016:Download Documento
Estatísticas das Escolas Católicas 2014/2015:Download Documento
"Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana":
Formação EMRC2017: «Da hostilidade à hospitalidade»:
«O lugar da família na transmissão da fé»:Download Documento
Viana do Castelo: «Maria, Senhora do Serviço e da Alegria:Download Documento
Critérios de correção dos trabalhos:Download Documento
Áudio: «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»:
Áudio: «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»

Ouça e leve consigo a conferência «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida», por José Eduardo Borges de Pinho, UCP, durante a formação de docentes de EMRC 2017, subordinada ao tema «Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numa Escola com Lu )cide)z»

Panorama da realidade prisional:Download Documento
Homilia do Papa Francisco no Jubileu dos Encarcerados:Download Documento
Áudio: «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões»:
Áudio: «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões»

Ouça e leve consigo a conferência «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões» proferida por Cláudia Assis Teixeira, presidente da direção da Associação Foste Visitar-me, no dia 11 de fevereiro de 2017 na formação de docentes de EMRC.

Áudio: «Da hostilidade à hospitalidade»:
Áudio: «Da hostilidade à hospitalidade»

Ouça e leve consigo a conferência «Da hostilidade à hospitalidade» proferida por André Jorge, diretor do JRS em Portugal, na formação de docentes de EMRC, 2017

Áudio: «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas»:
Áudio: «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas»

Ouça e leve consigo a conferência «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas», proferida pela irmã Júlia Bacelar, membro da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas na formação de docentes de EMRC

Áudio: «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus»:
Áudio: «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus»

Ouça e leve consigo a conferência «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus», proferida pela irmã Julieta Dias, da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas, na formação de docentes de EMRC.

Áudio: «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto» :
Áudio: «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto»

Ouça e leve consigo a conferência «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto», proferida por Berta Catalão, médica de Família na formação de docentes de EMRC, 2017.

Áudio: "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano":
Áudio: "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano"

Ouça e leve consigo a conferência "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano" por Filipe Almeida, médico e membro da Academia Pontifícia para a Vida, durante a Formação dos docentes de EMRC 2017.

Áudio: Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola:
Áudio: Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola

Ouça e leve consigo a conferência de Micael Pereira, jornalista do Expresso, subordinada ao tema «Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola», proferida na formação de docentes de EMRC, Porto - 2017

Vídeo: "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano":
Vídeo: «Entre a angústia e a esperança»: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade":
Áudio: "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana":
Áudio: "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana"

Ouça e leve consigo a conferência "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana" proferida por Helena Marujo, ISCSP, durante a formação "Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numaEscola com lu(cide)z", dirigida a docentes de EMRC

Áudio:«Entre a angústia e a esperança»: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade":
Áudio:«Entre a angústia e a esperança»: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade"

Ouça e leve consigo a conferência do professor Américo Pereira, Formação para docentes de EMRC 2017, por Américo Pereira, professor da faculdade de Ciências Humanas da UCP durante a formação "Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numaEscola com lu(cide)z"

Trabalhos - Folha de Rosto:Download Documento
Plano de Aula:Download Documento
Condições de Creditação:Download Documento
Acolher Cristo nas pessoas refugiadas à força:Download Documento
Quebrar as cadeias - O combate pela dignidade das mulheres:Download Documento
Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado 2017:Download Documento
Bioética comum em contextos Plurais:Download Documento
Otimismo revisitado: um de muitos caminhos trilhados pela Psicologia Positiva:Download Documento
A educação como caminho de felicidade: Práticas e teorias da ciência do bem-estar:Download Documento
Entre a Angústia e a esperança: Uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade:Download Documento
Os "Frutos do Espírito Santo":
A "Ascensão de Jesus ao Céu":
"Jardim da Ressurreição":
Viana do Castelo: Um Presépio com Rosto:Download Documento
JNC2016: "A Família como fermento evangelizador da sociedade":
JNC2016: "A Amoris Laetitiae na 1ª Fase da Catequese ":
Áudio: «A família como fermento evangelizador da sociedade»:
Áudio: «A família como fermento evangelizador da sociedade»

Ouça e leve consigo a conferência «A família como fermento evangelizador da sociedade» proferida por José Rodrigues Duque, da Universidade Católica Portuguesa, nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

JNC2016: "Maria, mãe, discípula e educadora":
JNC2016: "Viver a espiritualidade mariana em família":
Áudio: «Viver a espiritualidade mariana em família» :
Áudio: «Viver a espiritualidade mariana em família»

Ouça e leve consigo a palestra do casal Ana Alexandra Nunes e Nuno Prazeres nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: «Maria, mãe, discípula e educadora»:
Áudio: «Maria, mãe, discípula e educadora»

Ouça a conferência de D. António Marto, subordinada ao tema «Maria, mãe, discípula e educadora», proferida nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

JNC2016: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues:
JNC2016: « A alegria do amor na família é o júbilo da Igreja»:
Áudio: Homilia da eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016:
Áudio: Homilia da eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016

Ouça e leve consigo a homilia de D. Manuel Pelino Domingues na eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: «A Alegria do amor na família é o Jubilo da Igreja»:
Áudio: «A Alegria do amor na família é o Jubilo da Igreja»

Ouça e leve consigo a conferência «A Alegria do amor na família é o Jubilo da Igreja» proferida por José Eduardo Borges de Pinho, professor na Universidade Católica Portuguesa (UCP), durante as Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Fernando Moita analisa Semana Nacional:
III Peregrinação das Escolas Católicas:
Educar para a Interioridade:Download Documento
Helena Águeda Marujo analisa nota pastoral:
Flash Video: III Peregrinação das Escolas Católicas:
Homilia de D. António Moiteiro:
Homilia de D. António Moiteiro

Ouça, na íntegra, a homilia de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e membro da CEECDF, na celebração mariana da III Peregrinação das Escolas Católicas que o santuário de Fátima acolheu no dia 21 de outubro de 2016.

(Áudio) - Hino da III Peregrinação das Escolas Católicas:
(Áudio) - Hino da III Peregrinação das Escolas Católicas

Disponibilizamos, em anexo, o Hino da III Peregrinação das Escolas Católicas em versão áudio.

 

As Escolas Católicas em Portugal:
Intervenção de D. António Francisco dos Santos:
«Catequese e vocação: um itinerário educativo e um projeto de vida»:
São Carlos Luanga e 21 companheiros mártires:
São Alberto Magno:
São José:
Santo Afonso Maria de Ligório:
São Nicolau:
Cirilo de Jerusalém:
Madre Teresa de Calcutá:
Áudio: «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» - Parte 3:
Áudio: «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» - Parte 3

Ouça a 3ªparte do workshop «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» proferida pelo professor João Paiva da Faculdade de Ciências, nas XII Jornadas de Verão que decorreram na casa diocesana de Vilar nos dia 16 e 17 de julho de 2016. 

Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 7:
Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 7

Ouça e leve consigo a 7ª parte do curso «Iniciar à Experiência de Cristo» proferido pelo cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 6:
Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 6

Ouça e leve consigo a 6ª parte do curso «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu» - "UMA VEZ FALOU DEUS, DUAS VEZES EU OUVI" (Sl 62, 12) proferido por António Augusto Gomes da Gomes da Silva, nas XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 5:
Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 5

Ouça e leve consigo a 5ª parte do curso «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu» - "UMA VEZ FALOU DEUS, DUAS VEZES EU OUVI" (Sl 62, 12) proferido por António Augusto Gomes da Gomes da Silva, nas XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 4:
Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 4

Ouça e leve consigo a 4ª parte do curso «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu» - "UMA VEZ FALOU DEUS, DUAS VEZES EU OUVI" (Sl 62, 12) proferido pelo padre Rui Santiago, CSSR, nas XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 3:
Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 3

Ouça e leve consigo a 3ª parte do curso «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu» - "UMA VEZ FALOU DEUS, DUAS VEZES EU OUVI" (Sl 62, 12) proferido pelo padre Rui Santiago, CSSR, nas XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 2:
Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 2

Ouça e leve consigo a 2ª parte do curso «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu» - "UMA VEZ FALOU DEUS, DUAS VEZES EU OUVI" (Sl 62, 12) proferido pelo padre Rui Santiago, CSSR, nas XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 1:
Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 1

Ouça e leve consigo a 1ª parte do curso «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu» - "UMA VEZ FALOU DEUS, DUAS VEZES EU OUVI" (Sl 62, 12) proferido pelo padre Rui Santiago, CSSR, nas XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 6:
Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 6

Ouça e leve consigo a 6ª parte do curso «Iniciar à Experiência de Cristo» proferido pelo cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Catequese e vocação: um itinerário educativo e um projeto de vida» :
Áudio: «Catequese e vocação: um itinerário educativo e um projeto de vida»

Ouça e leve consigo a conferência do professor Mario Oscar Llanos, sdb, subordinada ao tema «Catequese e vocação: um itinerário educativo e um projeto de vida». O tema foi apresentado no passado dia 17 de julho integrado nas XII Jornadas de Verão que decorreram na casa diocesana de Vilar, Porto.

Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 5:
Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 5

Ouça e leve consigo a 5ª parte do curso «Iniciar à Experiência de Cristo» proferido pelo cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» - Parte 2:
Áudio: «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» - Parte 2

Ouça a 2ª parte do workshop «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» proferida pelo professor João Paiva da Faculdade de Ciências, nas XII Jornadas de Verão que decorreram na casa diocesana de Vilar nos dia 16 e 17 de julho de 2016. 

Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 4:
Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 4

Ouça e leve consigo a 4ª parte do curso «Iniciar à Experiência de Cristo» proferido pelo cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» - Parte 1:
Áudio: «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» - Parte 1

Ouça a 1ªparte do workshop «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» proferida pelo professor João Paiva da Faculdade de Ciências, nas XII Jornadas de Verão que decorreram na casa diocesana de Vilar nos dia 16 e 17 de julho de 2016. 

Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 3:
Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 3

Ouça e leve consigo a 3ª parte do curso «Iniciar à Experiência de Cristo» proferido pelo cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Homilia do padre Rui Santiago:
Homilia do padre Rui Santiago

Ouça a homilia do padre Rui Santiago na eucaristia das XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «O sacramento da reconciliação e da misericórdia: como viver e acompanhar» - Parte 1 e 2:
Áudio: «O sacramento da reconciliação e da misericórdia: como viver e acompanhar» - Parte 1 e 2

Ouça e leve consigo a 1ª e 2ª partes do workshop «O sacramento da reconcicliação e da misericórdia: como viver e acompanhar» proferido pelo padre João de Deus nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016. Ouça,também, a parte 2 deste workshop.

Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 2:
Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 2

Ouça e leve consigo a 2ª parte do curso «Iniciar à Experiência de Cristo» proferido pelo Cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «O sacramento da reconciliação e da misericórdia: como viver e acompanhar» - Parte 4:
Áudio: «O sacramento da reconciliação e da misericórdia: como viver e acompanhar» - Parte 4

Ouça e leve consigo a 4º parte do workshop «O sacramento da reconcicliação e da misericórdia: como viver e acompanhar» proferido pelo padre João de Deus nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Ouça a 2ª parte deste workshop.

Áudio: «O sacramento da reconciliação e da misericórdia: como viver e acompanhar» - Parte 3:
Áudio: «O sacramento da reconciliação e da misericórdia: como viver e acompanhar» - Parte 3

Ouça e leve consigo a 3º parte do workshop «O sacramento da reconcicliação e da misericórdia: como viver e acompanhar» proferido pelo padre João de Deus nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 1:
Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 1

Ouça e leve consigo a 1º parte do curso «Iniciar à Experiência de Cristo» proferido pelo Cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: "A neutralidade em educação não existe. E agora?", por Joaquim Azevedo:
Áudio: "A neutralidade em educação não existe. E agora?", por Joaquim Azevedo

Ouça e leve consigo a conferência "A neutralidade em educação não existe. E agora?", proferida pelo professor Joaquim Azevedo na formação "Liberdade de Educação" que decorreu em Fátima no dia 16 de junho de 2016.

Áudio: "Educação: A última liberdade", por João César das Neves:
Áudio: "Educação: A última liberdade", por João César das Neves

Ouça e leve consigo a conferência "Educação: A última liberdade", proferida pelo professor João César das Neves na formação "Liberdade de Educação" que decorreu em Fátima no dia 16 de junho de 2016.

Áudio: ««Jesus revela a natureza de Deus como a dum Pai» (MV, 9)»:
Áudio: ««Jesus revela a natureza de Deus como a dum Pai» (MV, 9)»

Ouça e leve consigo a conferência de Marco Daniel Duarte, responsável pela secção de Arte e Património do Santuário de Fátima, sob o tema «Jesus revela a natureza de Deus como a dum Pai» (MV, 9): um percurso artístico pelas parábolas dedicadas à misericórdia».

Áudio: «Fixar o olhar na misericórdia», ser «sinal eficaz do agir do Pai» (MV, 3):
Áudio: «Fixar o olhar na misericórdia», ser «sinal eficaz do agir do Pai» (MV, 3)

Ouça e leve consigo a conferência Cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, presidente da Comissão Arquidiocesana para a Educação Cristã, da Arquidiocese de Braga, durante o 55º Encontro Nacional da Catequese que decorreu no Porto de 13 a 16 de março de 2016.

Áudio: "A radicalidade de um projeto educativo de matriz católica - o desafio de ser grão de mostarda, por pe. José Frazão, SJ:
Áudio: "A radicalidade de um projeto educativo de matriz católica - o desafio de ser grão de mostarda, por pe. José Frazão, SJ

Ouça e leve consigo a conferência "A radicalidade de um projeto educativo de matriz católica - o desafio de ser grão de mostarda, por pe. José Frazão, SJ, durante a formação para docentes das Escolas Católicas subordinada ao tema "Educar (é) Evangelizar?!" que Fátima recebeu a 20 de fevereiro de 2016.

Áudio:"Evangelizar com a Família na Escola Católica":
Áudio:"Evangelizar com a Família na Escola Católica"

Ouça e leve consigo a conferência "Evangelizar com a Família na Escola Católica" pela irmã Emilia Nabucco, ssd, durante a formação para docentes das Escolas Católicas subordinada ao tema "Educar (é) Evangelizar?!" que Fátima recebeu a 20 de fevereiro de 2016.

10M: Apresentação da Operação:Download Documento
JNC2015: "A Misericórdia de Deus na Bíblia" [Áudio]:
JNC2015: "A Misericórdia de Deus na Bíblia" [Áudio]

Ouça e leve consigo para onde quiser em Podcast a conferência "A Misericórdia de Deus na Bíblia" nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2015

"Dinâmicas a partir da música: educar para a escuta, a concentração, a contemplação, a beleza...o encontro" (2ª e 3ª parte - áudio):
"Dinâmicas a partir da música: educar para a escuta, a concentração, a contemplação, a beleza...o encontro" (2ª e 3ª parte - áudio)

Ouça, e leve consigo, a 2ª e 3ª partes do Workshop  ""Dinâmicas a partir da música: educar para a escuta, a concentração, a contemplação, a beleza...o encontro"orientada pela irmã Maria Amélia Costa durante as XI Jornadas de Verão que decorreram no Porto de 18 a 19 de julho de 2015.

"Dinâmicas a partir da música: educar para a escuta, a concentração, a contemplação, a beleza...o encontro"(Parte 1 - áudio):
"Dinâmicas a partir da música: educar para a escuta, a concentração, a contemplação, a beleza...o encontro"(Parte 1 - áudio)

Ouça, e leve consigo, a 1ª parte do Workshop  ""Dinâmicas a partir da música: educar para a escuta, a concentração, a contemplação, a beleza...o encontro"orientada pela irmã Maria Amélia Costa durante as XI Jornadas de Verão que decorreram no Porto de 18 a 19 de julho de 2015.

Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza (Parte 7):
Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza (Parte 7)

Ouça, e leve consigo, a 7ª parte do Curso 2 "Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza" proferida pelo padre Rui Santiago, CSSR  durante as XI Jornadas de Verão que decorreram no Porto de 18 a 19 de julho de 2015.

Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza (Parte 6 - Áudio):
Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza (Parte 6 - Áudio)

Ouça, e leve consigo, a 6ª parte do Curso 2 "Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza" proferida pelo padre Rui Santiago, CSSR  durante as XI Jornadas de Verão que decorreram no Porto de 18 a 19 de julho de 2015.

Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza (Parte 5 - Áudio):
Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza (Parte 5 - Áudio)

Ouça, e leve consigo, a 5ª parte do Curso 2 "Alegria do Evangelho: um caminho de encontro com Cristo, de intimidade e de beleza" proferida pelo padre Rui Santiago, CSSR  durante as XI Jornadas de Verão que decorreram no Porto de 18 a 19 de julho de 2015.

Apresentação do Projeto:Download Documento
São João XXIII, Papa:
"Os materiais da catequese, comunhão eclesial e serviço ao povo de Deus":Download Documento
Apresentação resumo de "Educar hoje e amanhã- Uma paixão que se renova":Download Documento
APEC: formação em Código do Trabalho:Download Documento
APEC: "Novas Regras do Código de Trabalho":Download Documento
Fórum EMRC 2014:Download Documento
XII Congresso das Escolas Católicas:Download Documento
PPT "As Catequeses da Fé":Download Documento
APEC: Formação para docentes e funcionários:Download Documento
outubro mês das missões:Download Documento
Despertar da Fé:Download Documento
Os Pastorinhos de Fátima (2ª parte):Download Documento
Os Pastorinhos de Fátima (1ª parte):Download Documento
Despertar da Fé com os Pastorinhos:Download Documento
Criação e Evolução:Download Documento
Apresentação: Fé e Ciência:Download Documento
Óscar Alonso:Diferentes modelos Pastorais em Escola católica:Download Documento
Óscar Alonso: "Projetos e práticas pastorais na escola Católica":Download Documento
Óscar Alonso: Cinco ambitos para os projectos de pastoral em escola católica:Download Documento
Material de Apoio à formação:Download Documento
XVII Congresso da OIEC:Download Documento
Braga: Plano de Formação 2011/2012:Download Documento
Unidade Lectiva 3 - Condenação de Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Mensagem de Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 2 - A água na arte e Baptismo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 2 - Funções da Água:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Os grupos:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Livros da Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Decálogo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - À descoberta da Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - A Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Meninos de Todas as Cores:Download Flipchart
Unidade Lectiva 12 - A Dignidade do Trabalho:Download Documento
Unidade Lectiva 9 - A Comunidade dos Crentes em Cristo:Download Documento
Unidade Lectiva 7 - Ciência e Tecnologia:Download Documento
Unidade Lectiva 6 - Um Sentido para a Vida:Download Documento
Unidade Lectiva 5 - Os Novos Movimentos Religiosos:Download Documento
Unidade Lectiva 4 - A Civilização do Amor:Download Documento
Unidade Lectiva 3 - Ética e Economia:Download Documento
Unidade Lectiva 2 - Valores e Ética Cristã:Download Documento
Unidade Lectiva 1 - Política, Ética e Religião:Download Documento
9º Ano - Horizontes de Esperança:Download Documento
8º Ano - Livres para Amar:Download Documento
7º ano - Desafios:Download Documento
6º Ano - Nós e o Mundo:Download Documento
5º Ano - Caminhos de Encontro:Download Documento
4º Ano - A Luz da Vida:Download Documento
3º Ano - O Grão de Trigo:Download Documento
2º Ano - O Tesouro:Download Documento
Materiais de Apoio ao Professor:Download Documento
Nota Pastoral sobre a Educação da Sexualidade:Download Documento
Conhecer o Islão:Download Documento
EMRC e Catequese:Download Documento
EMRC e os Destinatários:Download Documento
EMRC e a Vida:Download Documento
EMRC e os Sinais da Presença de Deus:Download Documento
EMRC e o Estado Português:Download Documento
EMRC e o Aluno:Download Documento
EMRC e a Família:Download Documento
EMRC e a Educação Integral:Download Documento
EMRC e a Cidadania:Download Documento
EMRC e as Questões Existenciais:Download Documento
EMRC e a Pessoa:Download Documento
EMRC e a Mensagem Cristã:Download Documento
Declaração Universal dos Direitos Humanos:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades