Fátima: A arte como possibilidade de recriar de maneira criativa a mensagem de Fátima

Na tarde do dia 21 de outubro a III peregrinação Nacional das Escolas Católicas esgotou o Centro Paulo VI, em Fátima, e preencheu, ainda a Basílica da Santissima Trindade para um momento cultural intitulado «Pela Arte até Maria».

A iniciativa deu a conhecer os 4 projetos finalistas do concurso que animou as instituições de ensino durante o ano passado.

Ao EDUCRIS o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima explicou os motivos para esta iniciativa:

“Desde a primeira hora que o Santuário de Fátima pretendeu envolver na celebração do centenário os mais novos. A proposta às escolas era uma dessas formas. As escolas Católicas são, sem duvida, interlocutores privilegiados”.

Este responsável afirmou que a sessão cultural «Pela Arte até Maria» teve como objetivo “assinalar esta peregrinação de forma festiva” e que “a linguagem da arte é sempre uma excelente forma de falar sobre Maria de maneira criativa longe do modo discursivo habitual”.

No final da sessão cultural o padre Carlos cabecinhas afirmou que “a mensagem de Fátima se destina aos mais novos” porquanto nos apresenta “o lugar de Deus na nossa vida”. Este responsável destacou “a dimensão da paz e da atenção aos outros estão presentes na vida dos mais novos como estiveram na vida dos três pastorinhos”.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades