Roma: Congresso reúne instituições católicas de ensino

De 18 a 21 de novembro reúnem-se em Roma os responsáveis pela Escola Católica sob o tema: “Educar Hoje e Amanhã. Uma paixão que se renova”.

O Congresso celebra os aniversários dos 50 anos da Declaração Gravissimum Educationis e dos 25 anos da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, que se celebram em 2015, tem como objetivo “relançar o compromisso da Igreja no âmbito da educação”.

A iniciativa, convocada em 2011 pelo Papa Bento XVI durante a assembleia plenária da Congregação para a Educação Católica contou com duas etapas preparatórias: um seminário de estudo com especialistas procedentes de todo o mundo, celebrado em junho de 2012, e a Assembleia plenária dos membros da congregação para a Educação Católica da Santa Sé, reunida em fevereiro de 2014.

Na sua organização colaboram a OIEC (Oficina Internacional de Educação Católica), a FIUC (Federação Internacional das Universidades Católicas) e a Comissão de Educação das Superioras e Superiores Maiores com sede em Roma.

Veja, em anexo, a entrevista ao monsenhor Angelo Vincenzo Zani, Secretário da Congregação para a Educação Católica acerca dos objetivos e razões para a realização do Congresso.

Portugal representado

A Comissão Episcopal da educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) vai fazer-se representar nos trabalhos do Congresso por D António Moiteiro, bispo de Aveiro, e D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, ambos vogais da CEECDF. Do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) estará presente Fernando Moita, Coordenador do Departamento do Ensino Religioso Escolar (ERE) e Elisa Urbano, coordenadora do setor das Escolas Católicas no SNEC.

Também a Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC) vai participar o congresso com a presença do padre Querubim Silva, presidente, Jorge Cotovio, Secretário Geral, padre José Fernandes, padre Carlos Silva e Isabel Pestana.

 

Mais informações:

https://www.educareoggiedomani.org 

 

Atualização|01.10.2015|22:30



Recursos:
Congresso: "Educar Hoje e Amanhã. Uma paixão que se renova":


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades