8000 alunos salesianos em Fátima

Mais de 8000 alunos dos Colégios Salesianos assinalaram, em Fátima no passado dia 22 de maio, o bicentenário do nascimento de São João Bosco.

A iniciativa teve como objetivo recordar a vida e obra do Santo Italiano que procurou, através da educação, formar os jovens para serem ”honestos cidadãos e bons cristãos onde quer que estejam”.

 Em declarações recolhidas pelas Agência ECCLESIA, o padre Tarcísio Morais,coordenador das escolas salesianas em Portugal, eplicou que "ao olhar para Dom Bosco não podemos esquecer Maria e todos os nossos alunos sentem esta vontade de estar com Maria. Neste bicentenário era importante este grande encontro aqui em Fátima para celebrarmos Maria Auxiliadora".

No encontro participaram "alunos de  oito escolas portuguesas e uma representação de 17 alunos cabo-verdianos, da Ilha de São Vicente, numa logística com mais de 150 autocarros, para além de educadores, todas as pessoas que trabalham nestas escolas, bem como os pais dos estudantes", assinalou.

O padre Tarcísio Morais explicou que do programa da peregrinação constavam “diversas atividades”, como a representação de uma parte do musical ‘Dom Bosco’, em três sessões, “para dar oportunidade ao maior número possível de alunos de assistir” e para os “mais pequeninos uma outra ação também de animação, de encontro” com o fundador dos salesianos.

Houve também um momento de comunhão e celebração com a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, seguindo-se as atividades que cada escola “foi desenvolvendo” para “organizar” todos os que peregrinaram a Fátima.

São João Bosco foi canonizado em 1934, pelo Papa Pio XI; São João Paulo II proclamou-o "pai e mestre da juventude”.

Educris com AE

Imagem:Nuno Laíns



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades