EC: "Ser jovem com o Senhor"

Na II Peregrinação das Escolas Católicas (EC), que hoje decorreu em Fátima, mais de 2500 alunos disseram presentes em representação de mais de 50 Escolas Católicas de todo o país.

Em declarações ao www.educris.com o presidente da Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC), padre Querubim Silva, destacou “o sinal de comunhão com a Igreja que hoje estamos a dar” e que "marca o arranque de mais um ano letivo nas Escolas Católicas” cheio de “esperança” mas “duro, tendo em conta os cortes que existem para as Escolas com contrato de associação” e a persistência “das políticas governamentais na não efetivação da liberdade educativa em Portugal”.

Depois de uma manhã de peregrinação os estudantes recuperaram forças no Colégio de São Miguel, em Fátima. Na ocasião um dos diretores das Escolas Católicas presentes, padre Carlos Silva do Externato de Penafirme, diocese de Lisboa, recordou, aos microfones do www.educris.com o modo de nascimento do Externato refutando a ideia meio ‘instalada’ de que as Escolas Católicas são para pessoas com posses económicas: “o Externato de Penafirme nasceu muito antes dos contratos de associação ou do Ensino Privado como o conhecemos hoje. A Igreja, e a população identificaram em conjunto, naquela localidade, uma necessidade educativa e foi como resposta a essa necessidade que nasceu o Externato”. Para o padre Carlos Silva “ali habitam todas as clases sociais que aprendem os valores da justiça social, da amizade, da partilha dos bens” dentro do “ideário Católico do Externato” sempre em “caminhada com os educadores e com os pares que procedem de muitos contextos socio-económicos variados”. Para o diretor do Externato de Penafirme a Escola Católica deve marcar os alunos “obviamente pelo cumprimento do currículo nacional das diferentes disciplinas” mas tem o desafio de oferecer “propostas de caminhada que envolvam todas as dimensões do ser humano. Só assim – afirmou – a Escola Católica cumpre a sua missão”.

A parte da tarde ficou marcada pela Eucaristia de encerramento da II Peregrinação presidida por D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal de Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Na homilia D. Nuno Brás desafiou os “jovens a serem jovens com o Senhor” de modo a que “Deus possa partilhar o que tu vives, e que tu partilhes isso que vives com Deus”. Para D. Nuno o “grande segredo das Escolas Católicas é esta proximidade de vida com Jesus” e alertou para o facto de que não basta ter um projeto educativo católico para a Escola ser católica: “se os educadores não derem testemunho; se vocês jovens não derem testemunho de uma vida com o Senhor; se os pais não derem também esse testemunho então – afirmou “muito pouco haverá aí diferente de qualquer outra escola”.

No final da sua reflexão D. Nuno Brás pediu que “neste ano tenhamos a coragem de viver a fé a cada dia que passa e assim dar testemunho”.

A II Peregrinação das Escolas católicas marcou assim o início da Semana Nacional da Educação Cristã 2014 que se prolonga até ao próximo dia 5 de outubro. Amanhã a TVI transmite, em direto da Sé de Santarém, a eucaristia presidida por D. Manuel Pelino Domingues, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal de Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF). Logo de seguida não perca o programa 8ºDia dedicado à Educação Cristã.

Não perca as fotografias que preparámos para si disponíveis no facebook do educris [facebook.com/educris.pt]



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades