EMRC: CAuSA Comum, um anseio mundial de fraternidade!

Iniciativa «CAuSA Comum» quis despertar para a "interligação, compromisso e comunhão" entre todos

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) associou-se à celebração do «Tempo da Criação» e promoveu, durante vinte dias, uma sensibilização para o tema da ecologia integral.

"Este tema da ecologia integral, no contexto escolar, está associado à sensibilização para os valores da gratidão, do cuidado, do respeito e da responsabilidade para com a criação e para com o outro.".

Os responsavável da disciplina quiseram associar-se ao PAapa Francisco que deafia a humanidade a «a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do Planeta. Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades».

A ação CAuSA Comum quis "despertar-nos para a importância da comunhão, para a necessidade de estarmos interligados uns com outros, para o compromisso conjunto tão necessário na criação de pontes e para sairmos de nós mesmos, de modo a podermos ir ao encontro uns dos outros".

A partir de "um verbo de ação", com um pequeno vídeo ou frase, a disciplina quis, através da CAuSA Comum, " ajudar à mudança de paradigma, para a conversão interior, para o agir humilde de cada um sobre as situações concretas do nosso dia-a-dia".

"É um princípio do caminho que queremos percorrer em conjunto e enche de sentido a nossa missão como professores de EMRC. Implica ação, implica reflexão sobre os erros, sobre as fragilidades humanas e desafia à audácia, à coragem de cada um e de todos, para atender ao clamor dos que mais precisam de nós", explicam os responsáveis pela iniciativa.

Educris|25.10.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades