Guarda: Docentes fizeram balanço positivo do trabalho letivo

Encontro dos professores de EMRC da Guarda contou com a presença do bispo diocesano D. Manuel Felício

No dia 14 de julho realizou-se, na cidade de Pinhel, a reunião final dos professores de EMRC da Diocese da Guarda, que contou com a presença do bispo diocesano D. Manuel Felício.

Aos docentes o prelado lembrou a importância “de promover a santidade hoje” a partir da nota pastoral da CEP para o ano missionário:

“Devemos, no nosso trabalho, ter em conta, que ninguém pode ser santo se não promover alegria para si e para os outros”. No exercício da docência da disciplina de EMRC, também vós deveis ter em consideração a importância de fazer crescer a responsabilidade missionária”, apontou.

O encontro “refletiu sobre os novos desafios que se colocam à disciplina”, fazendo “balanço do ano letivo que termina e projetando nova etapa”, revela em comunicado o Departamento de EMRC da Guarda.

A missiva informa que todas as atividades tiveram como preocupação “abarcar os quatro domínios da missão dos docentes de EMRC:

“O tema diocesano do ano «EMRC: na alegria e na partilha, somos felizes» procurou a ajudar na persecução dos quatro domínios que ajudam a consolidar a missão de docente de EMRC – o compromisso com os pares, de onde resultaram os encontros de docentes, o envolvimento na comunidade, e aqui claro destaque para os encontros de escolas, o o serviço às famílias e à humanização da sociedade, com os encontros diocesanos de alunos e a própria valorização pessoal e profissional dos docentes com formações”, explicou ao Educris a professora Cristina Brito do Departamento de EMRC da Guarda.

Novo ano, novos desafios

Para o próximo ano letivo o Departamento apresentou o tema do plano de ação sob o tema «EMRC: (Des)prende-te para a Missão!”» com o qual pretende “imprimir novas dinâmicas em alguns anos de escolaridade:

Temos o desafio do ensino profissional e artístico, o primeiro ciclo e o secundário. Assim apresentámos aos docentes novas propostas a ter em conta na apresentação dos Planos de Atividades de cada escola. Entre essas propostas, há a salientar a realização de um IIº Encontro Diocesano de Alunos de EMRC do 9.ºano, em Trancoso, o XXIII Encontro Interescolas diocesano, no Fundão e a implementação de uma Campanha Diocesana de Solidariedade a reverter para uma obra missionária, nomeadamente para o projeto de Nampula-Moçambique, da responsabilidade dos Missionários de S. João Batista, com o Seminário em Gouveia”. ~

Os docentes de EMRC vão, ainda, associar-se ao projeto «Eu Posso!» e desenvolver as «Olimpíadas do Conhecimento de EMRC» na semana nacional da disciplina.

No final do encontro D. Manuel Felício felicitou todos os docentes pelo “espírito de missão e pela dedicação à disciplina” e entregou um pequeno objeto simbólico, desafiando os docentes a serem representantes da melodia da vida, do amor e da partilha.

Educris|16.07.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades