ENES: "Aprendizes da paz" para construir "um caminho comum"

Teve hoje início, em São Jacinto, Aveiro, a sétima edição do Encontro Nacional de EMRC para o Ensino Secundário (ENES). Sob o tema «[RE]liga-te!» cerca de 2000 alunos vindos de 71 agrupamentos de escolas de todo o país refletem sobre a importância da paz e o papel das religiões na construção de um mundo melhor.

Em declarações ao EDUCRIS o professor Sérgio Martins, da diocese de Aveiro afirmou ser um “desafio estimulante” a preparação de um encontro com estas dimensões e congratulou-se com a “predisposição dos mais novos para aceitarem mais este desafio proposto pela EMRC:´

“Uma organização como esta, já com bastante logística, constitui-se como um desafio e, ao mesmo tempo, um estímulo por perceber que trabalhámos nos últimos meses para receber bem estes cerca de 2000 jovens que vem até nós com o sonho de serem aprendizes, durante dois dias, da paz”

Para este professor “só se pode partir para a paz se nos compreendermos e se compreendermos as restantes mundividências religiosas de modo a construir caminhos comuns de convivência e de aceitação dos outros”.

Oportunidade para Religar

Lígia Pereira, da EMRC de Viana do Castelo, afirmou ao EDUCRIS que o tema deste ano dá o mote para que os mais novos “se religuem uns aos outros, se redescubram como comunidade e, através dos outros, se religuem a Deus”.

A iniciativa é marcada por um “grande jogo de pista” onde os alunos vão, numa primeira parte “fazer um percurso pelas grandes religiões do mundo através de dinâmicas de trabalho de grupo”. Para amanhã, dia 22 de abril, está marcada a segunda parte desta “aventura”. Os alunos vão ser convidados a refletir e tomar consciência de “tantos conflitos que tem por base a etnia e a religião” procurando descobrir “ uma matriz europeia que assenta no cristianismo e procura sempre o diálogo inter-religioso para a paz”.

Noite marcada por mensagens, propostas formativas e música

A noite do dia 21 de abril teve início com um conjunto de mensagens vídeo que chegaram o médio oriente e que mostraram aos alunos a perseguição aos cristãos que está a ser perpetrada naquela região por extremistas radicais. Atualmente o cristianismo é a Religião mais perseguida no mundo.

Os alunos fizeram um minuto de silêncio em homenagem a todos os que são perseguidas em várias partes do mundo pela sua fé.

Na segunda parte da noite a Faculdade de Teologia (Lisboa, Porto e Braga) apresentou aos alunos uma proposta formativa para a etapa do ensino superior.

A noite ficou completa com a atuação do padre Guilherme Peixoto, pároco da Póvoa de Varzim, que animou uma “pista muito animada” com música tecno. A ele se juntaram os BomBoémia, um grupo musical da Universidade do Minho para uma “mistura memorável” no dizer dos alunos.

A noite acabou com nova mensagem pela paz com silêncio e fogo preso.

Acompanhamento nas redes sociais

O EDUCRIS está presente no encontro com presença na rede social facebook e twitter.

Para ter acesso a fotografias e videos basta seguir a hashtag #VIIENES criada para o efeito.

 

 

 



Recursos:
VII ENES: Acolhimento do VII Encontro de EMRC do Secundário:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades