Aveiro: Um encontro para os que "escolhem a diferença"

“Este encontro é um prémio para os alunos que tem a coragem de escolherem a diferença e se inscrevem em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no secundário em condições, por vezes, adversas”, afirmou hoje Sérgio Martins responsável diocesano da disciplina.

Em entrevista ao programa Ecclesia no lançamento do VII Encontro Nacional de EMRC do Secundário este responsável saudou “a adesão dos alunos” que escolheram estar “no encontro a uma sexta e sábado” porque procuram “a diferença” e “querem algo mais, algo que lhes é dado pela seriedade do trabalho desenvolvido pelos docentes nas escolas de todo o país”.

O VII ENES tem como tema «[RE]liga-te!». Sérgio Martins sustenta que o tema é propício “a criar pontes através do fenómeno religioso e da mundividência cristã em particular” para a realização de “um percurso que vai conduzir os alunos a aprofundar as temáticas dos refugiados, dos muros e das guerras” e perceber “a importância das religiões para a paz”.

A “experiência da paz” vai estar presente “num quartel de militares que tão bem nos acolheram desde a primeira hora”.

Marco do encontro é a “entrega de uma oliveira”, símbolo milenar da paz, aos “alunos como continuação no espaço de trabalho habitual, da necessidade da construção da paz e que vai ser cuidada na escola”.

Participam no VII ENES cerca de 2000 alunos e 150 professores de 15 dioceses do país em representação de 71 agrupamentos de escolas de todo o país.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades