Etapas de Implementação do Projeto

Jornadas Nacionais de Catequistas, 7 Outubro 2010, em Fátima, dedicada ao tema: «A Catequese dos Adolescentes» - Pe Vasco Gonçalves proferiu a conferência «A catequese dos adultos nas suas múltiplas relações com a catequese da infância e adolescência», onde, após traçar algumas linhas de uma catequese do futuro, sublinha a centralidade da catequese dos adultos, referida nos documentos oficiais do magistério, e aponta como horizonte a catequese intergeracional. Nesta perspectiva e no contexto da catequese intergeracional, apresenta a proposta de Catequese Familiar como um modelo capaz de proporcionar a «transição» e a realização de um novo paradigma de catequese.

Jornadas Nacionais de Catequistas, 8 Outubro de 2011, em Fátima, com o tema: «A catequese e a família» - contou com a presença do grande catequeta Emilio Alberich que proferiu a conferência «A família, lugar privilegiado de educação religiosa», onde também sublinhou a importância da Catequese Familiar e como se desenvolveu em algumas partes do mundo. Pe Vasco Gonçalves, na sua conferência, apresentou a proposta: «A Catequese Familiar: um modelo». Estas Jornadas, tendo presente outras formas de educação religiosa que envolva a família, foram orientadas no sentido de se propor a todo o país o modelo de Catequese Familiar.

Como material de apoio, foram apresentados dois livros, editados pela Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã: Emilio Alberich Sotomayor, A Família, lugar de educação na fé?; Vasco da Cruz Gonçalves, A Catequese Familiar: reflexões e propostas de trabalho.

Outubro (2012) – Inicia o Projecto-piloto de Catequese Familiar. Logo a seguir às referidas Jornadas, nesse mesmo mês, algumas paróquias abraçaram o Projecto-piloto: Cantanhede (Coimbra); S. João de Brito (Lisboa); Entroncamento (Santarém); Miadela, Perre, S.ta Marta de Portuzelo (Viana do Castelo). Para este Projecto-piloto foram elaborados subsídios: Guia dos Pais e Guia do Animador Familiar. Presentemente já foram editados os do 1º e do 2º anos.

Ano pastoral de 2011/12: várias dioceses e vigararias (arciprestados) apresentaram a proposta de Catequese Familiar aos párocos e catequistas: Algarve, Angra, Aveiro, Braga, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo.

Para o Ano pastoral 2012/13 já programaram a apresentação da proposta as seguintes dioceses: Braga, Bragança, Guarda e Vila Real.

Site por Terra das Ideias