0 / 0

1º ano de projeto - Paróquia de São Pedro de Barroselas

Este primeiro bloco de catequese familiar foi uma descoberta constante e enriquecedora. Inicialmente, estávamos enquanto pais, um pouco apreensivos com este novo desafio e algo ‘assustados’ com o novo compromisso que assumíamos com a comunidade, mas sobretudo com a nossa filha. No entanto, ao longo dos encontros e das discussões em casa, fomos ganhando confiança e fomo-nos apercebendo de que a Fé é de facto algo para ser vivido e partilhado com todos e principalmente entre nós, pais e filha. Assim, sentimo-nos agora mais ricos e com mais ânimo para viver confiantes no amor que Jesus nos legou.

Tem sido uma experiência ímpar de partilha entre todos.

Sem dúvida um belíssimo projeto.

 

Sónia e Filipe (pais da Ana Filipa)

 

Para nós, este modelo de catequese é sem dúvida um exemplo a seguir. É uma maneira de aprender a seguir Jesus e de ensinar aos nossos filhos como conhecer, amar, compreender e seguir Jesus. Achamos que este modelo de catequese faz-nos reflectir mais em cada assunto que nos é abordado nos encontros.

Na catequese do nosso tempo eramos obrigados a decorar as orações, mas ninguém nos explicava o seu significado. Desde que começou a catequese familiar, começamos a conhecer e a perceber melhor cada momento da Eucaristia.

Não podemos deixar a formação cristã dos nossos filhos apenas nas mãos das catequistas, nós mais do que ninguém temos obrigação de educar os nossos filhos na vida cristã. Se nos empenharmos seriamente nesta educação, um dia os nossos filhos vão seguir este exemplo com os seus filhos.

Com a catequese familiar podemos dar aos nossos filhos esta educação com mais facilidade.

Com a ajuda do PAI eu acredito que vamos conseguir que o nosso filho tenha outra ideia da catequese que nós não tivemos e esperamos que este modelo de catequese seja mais alargado para bem de todas as comunidades.

José e Alexandrina (pais do Luís Miguel)

 

De uma forma muito sucinta, posso dizer que está a ser uma experiência completamente diferente daquilo que eu tinha "projetado" na minha cabeça.

São encontros muito agradáveis, com pessoas muito bem formadas a nível de caracter; todos com um objetivo comum: acompanhar os nossos filhos e dar-lhe o nosso exemplo como "guia orientador" para a sua própria vida.

Temos consciência que nem sempre temos uma conduta compatível com o que queremos passar aos nossos filhos, mas TENTAMOS e PROCURAMOS sempre o melhor! Abraçar este desafio é uma prova disso.

A animadora, sem dúvida, que nos acolhe “super” bem e, incansavelmente, nos motiva: envia-nos constantemente material para podermos passar a nossa mensagem.

Márcia e Rui Miguel (pais da Maria João)

Este tipo de catequese, parece-nos uma oportunidade de acompanharmos de perto a educação e formação religiosa do nosso filho, fazermos parte da mesma e podermos ajudar em casa.

Aproximou-nos da Igreja em toda a sua envolvência, já não participamos apenas na Eucaristia, como era habitual, podemos fazer parte dela.

Tem sido uma experiência muito enriquecedora e aconselhamos todos os encarregados de educação a que se permitam fazer parte da mesma, temos gostado muito.

Isaías e Adriana (pais do Afonso).



Recursos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades