Sayes: «Uma oportunidade ao dinamismo da fé», D. António Moiteiro

Formação de formadores para o projeto «Say Yes, aprender a dizer Sim» reúne, neste sábado, oito dezenas de catequistas de todo o país

O Centro Catequético de Fátima foi o local escolhido para a primeira formação para catequistas que vão levar o projeto a outros agentes de pastoral das diferentes dioceses.

“Estão presentes, nesta formação, representantes de 19 das 20 dioceses o que reflete as expetativas que o agente de pastoral tem para com este projeto”, revelou D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Nascido em Lisboa e “alargado a todo o país” o «Say Yes, aprender a dizer sim» é um projeto de catequese com adolescentes que nasce da convicção de que “não poderíamos, enquanto Igreja e como catequese deixar passar a oportunidade de caminharmos com os mais novos, com aqueles que vão ser jovens em 2022. Desta certeza nasce esta proposta de caminho, de crescimento, de dinamismo que marque a fé das novas gerações”, explicitou o prelado.

O padre Tiago Neto, diretor da Catequese no Patriarcado de Lisboa, lembrou que o projeto de catequese com os adolescentes rumo à JMJ Lisboa 2022 surgiu num contexto “propicio para colocar em prática algumas perspetivas catequéticas que temos vindo a refletir na catequese com os adolescentes”.

“Não se trata de organizar a JMJ propriamente dita. Para isso haverá equipas de trabalho. O que queremos é ajudar ao trabalho prévio, à preparação espiritual e pastoral desse acontecimento único da vida de cada um de nós que vai ser a JMJ de Lisboa”.

Com mais de 30 mil adolescentes inscritos e 3 mil catequistas o projeto «Say Yes, aprender a dizer Sim» quer ser “espaço para os adolescentes crescerem na fé criando grupo uns com os outros e com a comunidade cristã”.

Durante o dia de sábado os catequistas formadores vão realizar algumas das várias dinâmicas presentes no projeto e pela descoberta das estruturas das diferentes etapas. Ainda durante a manhã vai abordar-se o tema «formação de catequistas» e realizar-se-á um trabalho de grupo.

Educris|06.09.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades