D.Manuel Pelino apresenta novo "perfil do catequista"

Dois anos após a visita dos bispos portugueses ao Vaticano, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) edita uma nova Carta Pastoral para a catequese portuguesa sob o tema «Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus».

D. Manuel Pelino Domingues, bispo de Santarém e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Crista e Doutrina da Fé (CEECDF), em grande entrevista, fala sobre o "novo perfil do catequista" e afirma a necessidade do catequista ser "o rosto da comunidade":

"Hoje o catequista também tem de lidar com a família, com a comunidade e com os pais. É importante que saiba trabalhar em grupo, com os outros catequistas, que seja rosto da comunidade".

O prelado chama a atenção para a tentação de se olhar para o catequista como "um professor" e considera fundamental que estes agentes de pastoral sejam antes de tudo "testemunhas que acompanham no caminho para Jesus":

"É um irmão mais velho que através do seu discipulado dá testemunho e detém uma pedagogia do mistério", sintetiza.

O EDUCRIS vai apresentar aos leitores, catequistas, catequizandos, famílias e comunidades cristãs, a nota pastoral com entrevistas aos diversos responsáveis pelo setor em Portugal.

Educris|20.06.2017

 



Recursos:
CEECDF: Novo perfil do Catequista:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades