Fátima: Jornadas Nacionais de Catequistas refletem sobre papel de Maria na família

«Fazei tudo o que Ele vos disser» é o tema das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016 [#JNC2016] que o Centro Paulo VI, em Fátima, vai receber de 28 a 30 de outubro de 2016.

A formação, destinada a Catequistas de todo o país, acontece no encerramento da Semana Nacional da Educação Cristã e tem como ponto de partida a Exortação pós- sinodal Amoris Laetitia propondo uma ligação entre o centenário das aparições da Cova da Iria com a figura central de Maria na educação de Jesus e como primeira anunciadora.

Programa das JNC2016

As Jornadas iniciam-se dia 28 de outubro, pelas 21h15, com a sessão da abertura dos trabalhos a cargo da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Pelas 21h30 o professor José Eduardo Borges de Pinho, docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresenta aos catequistas a conferência «A Alegria do amor na família é o júbilo da Igreja».

A manhã do dia 29 de outubro tem início pelas 9h00 com a celebração da eucaristia na basílica da Santíssima Trindade. Às 10h15 o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, apresenta o tema «Maria, mãe, discípula e educadora».

Pelas 11h50 o casal Ana Alexandra Nunes e Nuno Prazeres, do Patriarcado de Lisboa, apresentam o testemunho de «Viver a espiritualidade mariana em família».

Tarde marcada por Conferências Temáticas e Ateliers de Formação

Na tarde do dia 29 de outubro os catequistas vão participar numa série de conferências com os temas “Despertar Religioso das Crianças”; “Catequese Familiar” e “Escola Paroquial de Pais”.

Os Ateliers de formação apresentam propostas de ação destinadas às várias fases da catequese (1ª, 2ª e catequese de adolescentes) analisando os diferentes catecismos e percursos formativos a partir da Exortação Apostólica Amoris Laetitia. Previsto está também um atelier com o projeto das Catequeses da Fé.

 

Domingo aponta família como fermento evangelizador

No dia 30 de outubro, domingo, o dia inicia-se uma oração da manhã com início previsto para as 9h30.

Às 10h00 o professor João Rodrigues Duque, da Universidade Católica Portuguesa, apresenta a última conferência das JNC2016 sob o tema «A família como fermento evangelizador da sociedade».

Pelas 11h30 acontece o plenário onde se fará a partilha dos ateliers e das Conferências temáticas ocorridas na tarde de sábado. As Jornadas Nacionais de Catequistas terminam pelas 12h30 com a celebração da eucaristia e o envio dos catequistas para as suas comunidades.

As JNC2016 são organizadas pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC)

 

Informações e inscrições:

Nos secretariados diocesanos da catequese ou através do e-mail

[email protected]


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades