Jornadas Nacionais de Catequistas 2015: Programa e inscrição Online

«Educar na Misericórdia de Deus» é o tema das Jornadas Nacionais de Catequistas 2015 [JNC2015] que o Centro Paulo VI, em Fátima, vai receber de 25 a 27 de setembro de 2015.

A formação, destinada a Catequistas de todo o país, acontece em plena Semana Nacional da Educação Cristã e tem como ponto de partida a Bula Misericordiae Vultus com a qual o Papa Francisco convocou o Ano Santo da Misericórdia para toda a Igreja.

Programa das Jornadas Nacionais de Catequistas 2015 (JNC2015)

As JNC2015 iniciam-se dia 25 de setembro, pelas 21h15 com a sessão da abertura dos trabalhos a cargo de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, Vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e da Doutrina da Fé.

Pelas 21h30 o padre Júlio Franclim do Couto Pacheco, biblista da diocese de Aveiro, traz aos catequistas o tema «A Misericórdia de Deus na Bíblia.»

A manhã do dia 26 de setembro tem início pelas 9h00 com a celebração da eucaristia. Às 10h30 D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, apresenta a temática «A missão de anunciar a Misericórdia de Deus na Catequese». Por volta das 12h00 «Os Sacramentos da Misericórdia» são apresentados aos catequistas pelo Cónego Luís Manuel Pereira da Silva, diretor do Departamento da Liturgia do Patriarcado de Lisboa.

Tarde marcada por Conferências Temáticas e Ateliers de Formação

Na tarde do dia 26 de setembro os catequistas vão participar numa série de conferências com os temas “Despertar Religioso das Crianças”; “Catequese Familiar”; “Catequese dos Adolescentes e Pedagogia do Serviço” e “Escola Paroquial de Pais”.

Os Ateliers de formação vão refletir sobre a 1º e 2º fase do processo catequético analisando os diferentes catecismos e percursos formativos do 1º ao 6º volume da catequese.

Às 21h30 haverá o já habitual Serão Cultural.

Domingo analisa a prática da Misericórdia

No dia 27 de setembro, domingo, o dia inicia-se com a celebração da eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade sob presidência de D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa e Vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Às 10h30 o padre José Manuel Pereira de Almeida, apresenta a conferência «Catequese e Prática da Misericórdia»

Pelas 12h10 haverá lugar a uma apresentação do Programa de Catequese e as Novas Edições a cargo do Secretariado Nacional da Educação Cristã. As Jornadas Nacionais de Catequistas terminam pelas 12h45 com o envio dos catequistas para as suas comunidades.

As Jornadas Nacionais de Catequistas são organizadas pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC)



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades