A Catequese deve ter o primeiro lugar na Igreja

“A Catequese deve ter o primeiro lugar na Igreja”. As palavras são de D. João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto na Eucaristia das X Jornadas de Verão.

Perante as largas centenas de catequistas, famílias e crianças ligadas ao projeto da Catequese Intergeracional o bispo auxiliar do Porto começou por afirmar que “a missão da catequese é a de formar cristãmente a pessoa. Por isso tem uma pedagogia própria e momentos, como este [ndr: eucaristia] para se aprimorar”.

Na homilia D. João Lavrador lembrou que “os catequistas devem ser alimento e imagem do Deus amor no mundo” procurando “responder aos diferentes desafios”.

“Quando vemos alguém triste ou a passar necessidade isso deve ser o nosso desafio. Devemos levar Cristo a estes com gestos concretos, sabendo que somos frágeis mas que, como nos diz São Paulo, temos o «Espírito» connosco”.

No final da eucaristia um casal de Valongo deu o seu testemunho “de um ano no programa catequese intergeracional” e testemunhou “todas as graças recebidas através de uma catequese que aprofunda, reza e partilha a Palavra de Deus em contexto familiar”.

A Eucaristia foi animada pelo coro de crianças de Valongo também ela em caminhada Intergeracional de catequese.

No final D. João lavrador pediu “aos catequistas mas também as famílias e as crianças e jovens” para que “sejam testemunhos da alegria do encontro com Jesus”.

O programa “Catequese Intergeracional” é um projeto de catequese do Secretariado Diocesano da Catequese do porto.

Saiba mais  sobre este projeto de catequese com os videos que preparámos para si

http://www.educris.com/v2/tv/pesquisa?texto=intergeracional 

Já se encontram disponível no Educris TV algumas das confer~encias do dia de ontem



Recursos:
Curso 2 - Conferência 2:
Uma pedagogia para a Iniciação Cristã:
Uma pedagogia para a Iniciação Cristã

Disponibilizamos o áudio da primeira conferência do Padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues subordinada ao tema "Uma pedagogia para a Iniciação Cristã".

Esta primeira conferência ocorreu durante as X Jornadas de Verão organizadas pelo Secretariado Diocesano da Catequese do Porto.

Curso 2 - Conferência 1:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades