Salesianos juntam 90 participantes em acampamento online

Iniciativa decorreu de 20 a24 de julho com edição online

O Movimento Juvenil Salesiano (MJS) promoveu a atividade online ‘Verão MJS 2020’, como forma de minimizar o cancelamento do Acampamento Nacional, por causa da pandemia.

"Não se conseguiu substituir o Acampamento Nacional, mas durante uma semana os 90 participantes viveram a espiritualidade juvenil salesiana com rcurso à oração, os jogos, o companheirismo, a alegria e a amizade que estiverem sempre presentes", refere nota enviada hoje ao EDUCRIS.

Todos os dias, sempre pelas 12h00, foi "feita a apresentação do tema do dia, em videoconferência" seguida de um tempo de trabalho dividido em grupos de pré-adolescentes, Adolescentes e Jovens" com diversas atividades.

"A Criação foi o tema de fundo, a refletir por todos e chave para os desafios oferecidos durante o dia a partilhar em plataformas como o Tik Tok e o Instagram. À noite os grupos juntavam-se para refletir nas perguntas que tinham sido convidados a pensar durante o dia. Pelas 22h30 juntavam-se novamente no grupo de campo para juntos rezarem e finalizarem com umas atividades mais recreativas”, revela o MJS.

A Eucaristia final deste evento realizou-se, via “Zoom”, diretamente da Casa das Salesianas de Setúbal e foi presidida pelo padre Álvaro Lago, delegado nacional da Pastoral Juvenil Salesiana.

No decurso da eucaristia o sacerdote desafiou os participantes a celebrar hoje a Criação, que todos sejam o rosto visível de viverem esta experiência de comunhão com Jesus. «Sou convidado a viver assim, quem olhar para mim tem de se perguntar porque é que essa pessoa é alegre e feliz», afirmou.

Na Eucaristia foi também anunciado que a Irmã Alzira Sousa deixa o cargo de Delegada Nacional da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, dando o seu lugar à Irmã Linda Vieira. Depois de um trabalho muito intenso junto do Conselho MJS, a religiosa agradeceu a todos aqueles que nos últimos anos trabalharam com ela.

Educris|29.07.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades