Media/Evangelização: Formação explicou como fazer transmissões online (C\vídeo)

Iniciativa conjunta da Arquidiocese de Braga e do Laboratório da Fé explicou a “evangelização em direto” nas redes sociais.

«Como Fazer Transmissões em Direto» foi o tema apresentado por Júlia Duro, que integra a equipa de produção vídeo do Laboratório da Fé.

No início da sessão formativa a formadora explicou que “o digital pode ser uma ótima ferramenta para a evangelização sem fronteiras” no “novo normal” trazido pelo Covid-19.

“Podemos utilizar as transmissões online para a catequese, a Lectio divina, as procissões, as missas ou pequenas orações em conjunto”.

Para Júlia Duro a grande “vantagem da transmissão” é chegar “a muitas pessoas que nunca viriam à Igreja”.

A formação apresentou um «Guia Prático para as Transmissões Online».

“Elaborámos um guião do que nos parece essencial para dar os primeiros passos numa transmissão online, tendo em conta os cuidados e requisitos técnicos que isso envolve”, disse.

Considerando que as “transmissões da missa devem ser sempre em direto” a formadora sustentou a necessidade de “por vezes ter de se considerar os timings de quem está em casa e alterar a hora da transmissão”.

Nesta primeira formação Júlia Duro quebrou alguns mitos como a ideia de que de que as “transmissões online são para os mais novos” e apresentou “dicas” relacionadas com o som, a iluminação, a captação de imagem e a sua divulgação nas plataformas digitais.

“Todos a podem fazer, o que importa é o empenho e o entusiasmo com que se evangeliza”, sustentou.

Para além “das qualificações técnicas” é fundamental “o ardor missionário”.

“Não se escolhe apenas alguém pela qualidade técnica. Escolhe-se também pelo entusiasmo missionário, de quem acredita no que faz”.

Júlia Duro regressou à Igreja Católica aos 27 anos, quando recebeu o sacramento do Crisma e começou a colaborar na Paróquia de S. Vítor, em Braga.

Educris|23.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades