Davos 2020: Papa pede prioridade para a «dignidade humana»

Na mensagem enviada ao presidente do Fórum Económico Mundial que se reúne até ao próximo dia 24 de janeiro em Davos, Francisco afirmou que "é necessária um desevlvimento humano verdadeiramente integral" e pediu aos responsáveis políticos "ações" concretas que coloquem no centro das preocupações "a dignidade humana".

 

Leia, na íntegra, a mensagem do Papa Francisco aos participantes do do Fórum Económico Mundial em Davos.

Ao Professor Klaus Schwab

Presidente Executivo do Fórum Económico Mundial

Enquanto o Fórum Económico Mundial celebra o seu cinquentenário, envio os meus cumprimentos e votos de oração a todos os que participam no encontro deste ano. Agradeço o vosso convite para participar e solicitei ao cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, a presença como representante da Santa Sé.

Nestes anos, o Fórum Económico Mundial ofereceu uma oportunidade ao envolvimento das diferentes partes interessadas com vista à exploração de maneiras inovadoras e eficazes de construir um mundo melhor. Também proporcionou um espaço onde a vontade política e a cooperação mútua podem ser guiadas e fortalecidas para superar o isolacionismo, o individualismo e a colonização ideológica que infelizmente caracteriza demasiadamente o debate contemporâneo.

À luz dos desafios sempre crescentes e inter-relacionados que afetam o nosso mundo (cf. Laudato Si ', 138 ss.), o tema que consideraste para refletir neste ano - Partes Interessadas para um Mundo Coeso e Sustentável - aponta para a necessidade de um maior envolvimento em todos os níveis, a fim de abordar com maior eficácia as diversas questões que a humanidade enfrenta. Nas últimas cinco décadas, testemunhámos transformações geopolíticas e mudanças significativas, da economia e do mercado de trabalho à tecnologia digital e ao meio ambiente. Muitos desses desenvolvimentos beneficiaram a humanidade, enquanto outros tiveram efeitos adversos e criaram lacunas significativas no desenvolvimento. Embora os desafios de hoje não sejam os mesmos de há meio século atrás, vários permanecem relevantes quando começamos uma nova década.

A consideração primordial, que nunca deve ser esquecida, é que todos somos membros da família humana. A obrigação moral de cuidar uns dos outros decorre deste facto, assim como o princípio correlativo de colocar a pessoa humana, e não a mera busca de poder ou lucro, no centro das políticas públicas. Além disso, este dever cabe aos setores empresariais e aos governos e é indispensável na busca de soluções equitativas para os desafios que enfrentamos. Como resultado, é necessário ir além das abordagens tecnológicas ou económicas de curto prazo e considerar plenamente a dimensão ética na busca das resoluções a apresentar aos problemas ou às iniciativas para o futuro.

Com demasiada frequência, visões materialistas ou utilitárias, às vezes ocultas, às vezes celebradas, levam a práticas e estruturas motivadas em grande parte, ou mesmo unicamente, pelo interesse próprio. Isto vê tipicamente os outros como um meio para atingir um fim e implica uma falta de solidariedade e caridade, o que, por sua vez, gera uma injustiça real, enquanto um desenvolvimento humano verdadeiramente integral só pode florescer quando todos os membros da família humana estão incluídos e contribuem para, na busca pelo bem comum. Na busca de progresso genuíno, não devemos esquecer que pisar a dignidade de outra pessoa é de facto enfraquecer o seu próprio valor.

Na minha Carta Encíclica Laudato Si ', chamei a atenção para a importância de uma "ecologia integral" que tem em conta todas as implicações da complexidade e da interconexão da nossa casa comum. Essa abordagem ética renovada e integrada exige "um humanismo capaz de reunir os diferentes campos do conhecimento, inclusive a economia, ao serviço de uma visão mais integral e integradora" (ibid., 141).

Ao reconhecer as conquistas dos últimos cinquenta anos, espero que os participantes do Fórum de hoje e os que serão realizados no futuro tenham em mente a alta responsabilidade moral que cada um de nós tem em procurar o desenvolvimento integral de todos os nossos irmãos e irmãs, incluindo os das gerações futuras. Que as vossas deliberações levem a um crescimento da solidariedade, especialmente para com os mais necessitados, que experimentam a injustiça social e económica e cuja própria existência está ameaçada.

Para aqueles que participam do Fórum, renovo os meus votos de oração para uma reunião proveitosa e invoco sobre todos vós as bênçãos da sabedoria de Deus.

Do Vaticano, 15 de janeiro de 2020

Tradução Educris a partir do original em inglês

21.01.2020



Recursos:
Mensagem do Papa a Davos 2020:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades