Papa recebe pescadores envolvidos na operação «Pesca de Plástico»

Francisco destacou exemplo e estímulo para a sociedade global trabalho realizado pelas gentes do mar

O Papa Francisco recebeu hoje, em audiência privada, uma delegação de 70 pescadores de San Benedetto del Tronto, em Itália, e que estiveram envolvidos na «Operação Pesca de Plástico».

Na sua intervenção Francisco lembrou o trabalho “de sacrifício e perigos” deste homens e mulheres do mar “que lutam para levar sustento às suas famílias”.

“Vós pertenceis a uma categoria significativa na vida social na região. No progresso, que caracteriza a sociedade moderna, o pescador pode sentir-se, às vezes, tentado pelo desejo de um trabalho mais seguro em terra firme. No entanto, quem nasceu à beira-mar não pode erradicar esta realidade do seu coração”.

Mostrando-se conhecedor das diversas ações realizadas na região para a preservação dos ecossistemas marinhos e das reservas piscícolas o Papa louvou o trabalho realizado recentemente e que retirou do mar “mais de 24 mil toneladas de plástico”.

“Esta iniciativa é muito importante, quer pela grande quantidade de resíduos, sobretudo plásticos, extraídos do mar, quer por se tornar um exemplo para outras áreas da Itália e do mundo. A operação voluntária «Pesca de plástico», é um exemplo e um estímulo para a sociedade civil a nível global”, apontou.

No final da sua intervenção o Papa recordou “que o meu antecessor, Pedro, era pescador” e que “os primeiros discípulos eram vossos colegas”.

“Imagino que, também hoje, muitos de vós sois cristãos e sentis a presença espiritual do Senhor ao vosso lado. A vossa fé gera valores preciosos: a religiosidade popular, expressa na confiança em Deus, na oração e na educação cristã dos vossos filhos; a estima pela família; o sentido da solidariedade e da ajuda mútua nas suas necessidades. Não percais estes valores!”, exortou.

Educris|18.01.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades