Papa inicia visita apostólica à Tailândia e Japão

32ª Viagem de Francisco leva-o a dois países de minoria católica com mensagem de diálogo inter-religioso e paz

O Papa Francisco iniciou ontem, dia 19 de novembro, uma visita de oito dias à Tailândia e ao Japão.

Sob o lema «Proteger toda a vida» o Papa tem encontros previstos com sobreviventes das bombas nucleares em Nagasaki e Hiroshima e vai abordar o tema da exploração sexual na Tailândia e sudoeste asiático.

No primeiro dia, 20 de novembro o Papa vai ser acolhido em Bangkok no aeroporto militar. NO dia 21 de novembro dá-se a cerimónia de boas-vindas no pátio da Govermnet House seguida do encontro com o primeiro-ministro de um país com cera de 1,2% da população cristã e cerca de 300 mil católicos numa população superior a 69 milhões de pessoas.

Na segunda visita de um Papa a este país, após João Paulo II em 1984, Francisco vai reunir-se com as Autoridades, as Sociedade Civil e o Corpo Diplomático na Sala “Inner Santi Maitri” onde se espera o primeiro discurso da visita.

Segue-se um encontro com o Patriarca Supremo dos Budistas no Wat Ratchabophit Sathit Maha Simaram Temple e nova deslocação ao St Louis Hospital para visita aos doentes e portadores de deficiência.

Da parte da tarde, e de modo privado, o Papa vai visitar Sua Majestade Rei Maha ajiralongkorn “Rama X”, no Amphorn Royal Palace e celebra missa pelas 18h00 locais (ndr: 11h00 em Portugal Continental) no Estádio Nacional.

Na sexta-feira, dia 22 de novembro o dia do Papa começa com um encontro com os Sacerdotes, Religiosos(as), Seminaristas e Catequistas na Paróquia São Pedro, onde se esperam novas palavras, seguido por novo encontro, no Santuário Beato Nicholas Boonkerd Kitbamrung, com os bispos da Tailândia.

Da parte da tarde realiza-se uma reunião com os líderes cristãos e de outras religiões na Chulalongkorn University e a eucaristia é celebrada pelas 17h00, com jovens, na Catedral da Assunção.

No sábado, dia 23 de novembro, o Papa Francisco parte para a segunda etapa desta viagem rumo a Toquio, capital do Japão onde deve aterrar pelas 17h40, hora local (ndr: 7h40 em Lisboa).

Após a cerimónia de boas-vindas o Papa encontra-se  com os bispos na Nunciatura Apostólica onde fará o seu primeiro discurso em terras japonesas.

No dia 24, e após novo voo para Nagasaki, o Papa vai proferir uma mensagem sobre as armas nucleares no Atomic Bomb Hypocenter Park e homenagear os Santos Mártires no Monumento dos Mártires - Nishizaka Hill.

Após o almoço o Estádio de Baseball local acolhe a celebração da eucaristia.

Ainda no domingo novo voo rumo a Hiroshima, outra das cidades vítimas da bomba atómica. No memorial da Paz é esperado novo discurso de Francisco num encontro pela paz.

Na segunda-feira, dia 25 de novembro, o Papa encontra-se com o Imperador Naruhito no Palácio Imperial e com os jovens na Catedral de Santa Maria.

Na parte da tarde novo encontro, desta vez com Primeiro-ministro japonês, em Kantei, seguido de uma reunião com as Autoridades e o Corpo Diplomático em Kantei.

No dia 26 de novembro o Papa celebra Missa com os membros da Companhia de Jesus na Capela do Kulturzentrum da Sophia University, seguida de um encontro privado no Colégio Maximo da mesma universidade.

Segue-se as despedidas formais e regresso a Roma.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades