Intenções do Papa para o mês de Novembro de 2019

«Diálogo entre comunidades religiosas no Médio Oriente» é o centro da oração do Papa Fracnisco para o mês de novembro

O "Vídeo do Papa" deste mês reflete sobre a questão do "diálogo entre as comunidades do Médio Oriente". Ao longo de cerca de um minuto Francisco ressalta a convivência entre as comunidades no Oriente Médio, pedindo a todos os católicos que rezem por um diálogo genuíno entre elas. Para o Santo Padre, a busca de unidade entre cristãos, judeus e muçulmanos "é baseada em laços espirituais e históricos".

O termo "Oriente Próximo" (para europeus) ou "Oriente Médio" (para anglo-saxões) serve para nomear uma área geográfica a leste do Mediterrâneo. O Papa Francisco enfatiza que existem muitas comunidades cristãs, judaicas e muçulmanas "trabalhando pela paz, a reconciliação e o perdão". Tendo em conta tal realidade, ele pede que a busca de diálogo e unidade dentro de cada uma dessas comunidades seja realizada sem temer as diferenças.

O Papa lembra que "no Médio Oriente, a coexistência e o diálogo entre as três religiões monoteístas baseiam-se em laços espirituais e históricos. Dessas terras veio a Boa Nova de Jesus, ressuscitado por amor".

Lembrando que "hoje, muitas comunidades cristãs, juntamente com outras judias e muçulmanas, trabalham pela paz, a reconciliação e o perdão" Francisco pede orações para que "nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação".

 
A delimitação exata do Médio Oriente não tem limites precisos. Segundo algumas fontes, essas terras geralmente incluem os países do Bahrein, Egito, Chipre, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Catar, Arábia Saudita, Síria, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen e Palestina. Segundo relatos recentes, os muçulmanos representam pouco mais de 93% da população da região. A comunidade cristã, por outro lado, representa aproximadamente 5%; e a judaica, que está concentrada principalmente em Israel, é de quase 2%.

Educris|11.11.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades