Missa em Santa Marta: A «hipocrisia é a linguagem do Diabo», Papa Francisco

Na homilia desta manhã, em Santa Marta, no Vaticano, o Papa afirmou que «Jesus não tolera a hipocrisia» e apelou ao exercício difícil de se “reconhecer” pecador diante de Deus

Tomando para meditação o evangelho do dia o Papa Francisco disse aos fiéis que “há uma atitude que o Senhor não tolera: a hipocrisia”.

“Vemos isto no Evangelho de hoje. Convidam Jesus para jantar, mas querem é julgá-lo”, afirmou citado pelo Osservatore Romano.

Para o Papa a atitude dos homens de então que julgam “o Mestre por não ter cumprido o ritual de lavar as mãos” é de alguém hipócrita que “aparenta ser de uma maneira, mas é de outra”.

“A hipocrisia é a linguagem do diabo, é a linguagem do mal que entra no nosso coração e é semeado pelo diabo. Não se pode viver com pessoas hipócritas, mas elas existem. Jesus gosta de desmascarar a hipocrisia. Ele sabe que será precisamente esse comportamento hipócrita que o levará à morte, porque o hipócrita não pensa se utiliza os meios lícitos ou não. Usa a calunia e o falso testemunho”.

Alertando os fiéis para o erro de se pensar “que hoje não existe na Igreja este tipo de calunia” Francisco lembrou que tal “é comum nos nossos dias”.

“A linguagem hipócrita, não diria que é normal, mas é comum, é de todos os dias. O aparentar ser de uma maneira e ser de outra. Na luta pelo poder, por exemplo, as invejas, os ciúmes fazem parecer uma maneira de ser e, por dentro, tem o veneno para matar, porque a hipocrisia mata sempre, mais cedo ou mais tarde”, completou.

O Papa lembrou que a única possibilidade para “curar” este problema “passa pela capacidade de dizer a verdade diante de Deus, acusando-se a si mesmo”.

“Precisamos de aprender a nos acusarmos. Este é um exercício espiritual que não é comum, não é usual, mas devemos procurar fazê-lo. Isto gerará a humildade”, concluiu.

Educris|15.10.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades