Viana do Castelo: Novo livro sobre São Bartolomeu dos Mártires

Obra vai contar aos mais novos a vida e obra de Frei Bartolomeu dos Mártires cuja canonização está já agendada para dia 10 de novembro

A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, em Viana do Castelo, em parceria com o Secretariado Diocesano da Catequese de Viana do Castelo editam, neste mês de outubro, «A Luz de um Santo» que narra a vida e mensagem de São Bartolomeu dos Mártires.

Ao Educris o padre Vasco Gonçalves, afirma que o livro pretende "aproximar o coração e a alma de São Bartolomeu dos Mártires de crianças, jovens e adultos, trazendo a humildade de quem sempre colocou de lado prazeres e vaidades".

Da autoria de Eugénio Pinto Bolota, a publicação conta com "capa dura, 40 páginas e é ilustrada a cores". A obra surge "no contexto da celebração de Ação de Graças pela canonização de São Bartolomeu dos Mártires, nos dias 9 e 10 novembro", explica o sacerdote.

No passado mês de julho, o Vaticano anunciou o dia 10 de novembr como a data para a canonização de Bartolomeu dos Mártires, por vontade do Papa Francisco. O futuro santo português foi foi declarado venerável em 23 de março de 1845, pelo papa Gregório XVI, e beattificado a 4 de novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II.

Nascido em Lisboa como Bartolomeu Fernandes, a 3 de maio de 1514, Fraei Bartolomeu dos Mártires foi figura marcante no Concílio de Trento tendo vindo a morreu na cidade de Viana do Castelo a 16 de julho de 1590.

Para além do convento que mandou construir naquela cidade do alto minho Frei Bartolomeu dos Mártires ficou conhecido pela sua dedicação aos pobres da cidade Vianense.

Educris|14.10.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades