Coimbra: «Ponto de viragem para os adolescentes», afirmam catequistas (C/Áudio)

«Say yes, aprender a dizer sim» apresentado na Assembleia Diocesana de Catequistas

Mais de três centenas e meia de catequistas da Diocese de Coimbra participaram, no passado sábado dia 27 de setembro, na Assembleia Diocesana de Catequistas.

Na ocasião o Secretariado Diocesano da Catequese propôs a apresentação do Plano Pastoral diocesano e a apresentação do «Say yes, aprender a dizer sim», o projeto de Catequese com Adolescentes rumo à JMJ Lisboa 2022.

No Colégio mais de duas centenas de catequistas participaram na sessão de esclarecimentos que contou com a apresentação do padre Tiago Neto, do Patriarcado de lisboa.

No final do encontro Carla Patrícia, da Paróquia de Eiras, Coimbra, afirmou que olha para o projeto “com imensa alegria, com uma perceção clara que é preciso mudar e mudarmo-nos a nós mesmos”. A catequistas, que “está de volta à catequese após um interregno” mostrou-se satisfeita por “perceber o que a Igreja espera de nós” e não tem dúvidas de que “todos juntos com a ação do Espírito Santo conseguiremos bons frutos com este projeto”.

Joana Alves, outra das catequistas presentes, considera que “trabalhar com adolescentes é um grande desafio”.

“Em Miranda do Corvo – revelou - a comunidade criou uma equipa muito jovem fruto de um trabalho já com dois anos e que levou à contribuição de um grupo de jovens de onde agora provém os catequistas para os mais novos”.

Do projeto «Say yes» espera que “seja dinâmico” e que “os catequistas se preparem e se formem para estarem à altura do desafio e dos adolescentes que dele esperam”.

Ricardo, outro jovem catequista, considera que “este projeto piloto” é um “conceito inovador que vai cativar os jovens. Era o projeto que faltava”, sintetiza.

Cátia, outra jovem catequista, pensa que este projeto pode ser “um ponto de viragem na catequese com adolescentes” e mostra-se “esperançada com a adesão” dos mais novos “rumo à JMJ de Lisboa 2022.

A Diocese de Coimbra conta 2 mil adolescentes e mais de 250 catequistas inscritos no «Say yes».

As inscrições decorrem até ao próximo dia 18 de outubro em Plataforma ONLINE

Educris|03.10.2019

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades