Guarda: Reunião apresenta projetos para novo ano

Encontro de docentes de EMRC destacou importância da disciplina e apresentou as novidades para o próximo ano letivo.

O Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar da Guarda reuniu, em Almeida, os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) onde foi feita a aprovação doplano de atividades a implementar no próximo ano pastoral 2019/2020, na última reunião do atual ano letivo.

Na reunião reforçou-se o compromisos de estar presente "no sistema dos cursos profissionais" onde, desde o ano anterior, os alunos se podem inscrever nesta opção formativa após a publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho.

Durante a reunião o Departamento apresentou os resultados da campanha solidária «Um sorriso para Nampula, em Moçambique» que angariou 750 euros "entregues aos padre Jacob  dos misisonários de São João Batista".

Foram, ainda, apresentadas as atividades já previstas no plano anual com destaque para o XXIII Interescolas Diocesano, que se realiza a 24 de março, em Pinhel, com o tema «EMRC: Somos o rosto da Alegria!».

A 22 de abril de 2020 a cidade de Seia acolhe o III Encontro dos alunos de MEMRC do 9º ano com o tema «EMRC:  A Opção com Sentido!».

As longo do ano os alunos vão ser desafiados a integrar o projeto «Partilho Sorrisos». A ideia é levar os mais novos a "redigir histórias, poemas que falem sobre a identidade da disciplina de EMRC, no que diz respeito à educação para os valores", releva a organização em comunicado.

"O obetivo é editar um livro com os melhores trabalhos para ser distribuído pelas famílias e por outras agentes e entidades da pastoral diocesana e nacional", lê-se

Para além deste projeto de identidade da disciplina a diocese da Guarda vai acolher o Projeto "Mind" - Migrações, Integração e Desenvolvimento, uma iniciativa da Cáritas Portuguesa a que o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) se associou.

No final do encontro Estela Cristina Brito considerou que "a disciplina continua a ser referência na vida de muitos alunos, da nossa diocese e também das suas famílias que fazem opções com sentido".

Educris|15.07.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades