«Anunciar Deus hoje é desafiante» - Miguel Lopez Varela (C/áudio)

Responsável pela catequese na diocese de Santiago de Compostela apresentou “etapas de desenvolvimento da catequese em Espanha” e considerou que hoje a catequese deve ter como preocupação primeira ser “uma estação de primeiro anúncio.

O padre José Lopez Varela esteve em Braga, no passado sábado, como orador do 1º Encontro Ibério de Catequetas.

No final da sua conferência, onde apresentou a história da catequese no país vizinho, o membro da associação de catequetas espanhóis considerou ser fundametal hoje “uma catequese de primeiro anúncio, capaz de anunciar Deus num mundo secularizado”

“A catequese tem de assumir-se como estação de primeiro anúncio e de encontro com o senhor e depois servir ao desenvolvimento e aprofundamento da relação com o ressuscitado”.

O sacerdote galego apresentou aos participantes as “várias etapas da vida da catequese em Espanha” recordando “a riqueza e verdadeira ‘explosão’ que foi o concílio Vaticano II para a catequese” bem como  a “idade de ouro”, na década de oitenta do século passado, com forte influencia do documento dos bispos espanhóis «Catequese da Comunidade» onde se traçaram as linhas programáticas para a catequese de toa a igreja de Espanha.

Num paradigma atual, que situou como “de Nova Evangelização, no seguimento do Papa Francisco” o especialista sustentou a necessidade de “uma catequese que seja testemunhal e mistagógica”.

“O desafio mais importante neste momento, em que o ambiente social secularizado e onde colocar a hipótese de Deus parece, em tantos lugares, ousado e complicado e tentar anunciar este Deus é o grande desafio”.

“A catequese tem de assumir-se como estação de primeiro anúncio e de encontro com o senhor e depois servir ao desenvolvimento e aprofundamento da relação com o ressuscitado”, reforçou.

Educris|15.07.2019







Newsletter Educris

Receba as nossas novidades