«Novidades editoriais» no 1º Encontro ibérico de Catequetas

Padre Manuel Queirós, da diocese de Vila Real, apresentou obras de referência dos últimos 20 anos da catequese portuguesa

 A Universidade Católica Portuguesa, em Braga, acolhe o I Encontro Ibérico de Catequetas. A primeira iniciativa do género apresentou hoje a história da catequese nos dois países e as novidades editoriais.

Em declarações ao Educris, e no final da sua intervenção onde apresentou “sete obras de referência para a catequese recente” o catequeta português destacou a importância do encontro e o “sentido de partilha aqui presente para podermos perceber os caminhos seguidos pelas duas igrejas”.

“Destacaria, como primeira obra, o trabalho de D. António Moiteiro, «a História dos catecismos», que lança desafios interessantes sobre a catequese e permite conhecer a religiosidade e a cultura do nosso povo bem como a pedagogia dos catecismos criados ao longo de quarenta anos”.

O segundo livro apresentado foi “a obra monumental do padre José Belinquete” que nos apresenta muitas “curiosidades” e é uma obra de “grande envergadura por que conta a história d catequese em Portugal e além-fronteiras”.

Catequeses familiar, inter-geracional e de gestação em destaque

O padre Manuel Queirós apresentou aos catequetas a obra “de Isabel Oliveira, uma proposta pioneira em Portugal sobre a necessidade da catequese trespassar todas as idades”, bem como a “tese do padre Vasco Gonçalves sobre a catequese para adultos” onde “justifica a prioridade da catequese de adultos como orientação do magistério da Igreja”.

“Esta é uma obra que está já em aplicação em muitas dioceses com bons frutos”, afirmou.

Por fim «Hora de Mudança na transmissão da fé - uma pastoral de gestação» que “é uma obra do padre Tiago Neto e que recupera a necessidade de uma catequese de gestação que vá acompanhando cada etapa da vida a pessoa e a ajude a fazer uma leitura de fé. Não sendo um método pastoral é uma atitude que a pastoral da Igreja deveria ter”, concluiu.

Segundo dia aberto a todos os catequistas e agentes de pastoral

Durante a manhã do dia 13 de julho os catequetas vão escutar D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé apresentar o tema «As opções da catequese para Portugal», no auditório professor Manuel Isidro Alves, na Universidade Católica Portuguesa a partir das 9h30.

«Catequese com sabor a Jesus Cristo» é apresentada pelas 11h00 pelo professor Juan Carlos Carvajal, da universidade de San Damaso, em Espanha. O primeiro encontro de catequetas ibéricos termina com a intervenção do padre Tiago Neto, diretor do departamento de catequese do Patriarcado de Lisboa, que reflete o tema «Interpelações ao acompanhamento».

Educris|12.07.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades