Vaticano: Papa desafia jovens a encontro para «Novo modelo económico»

Francisco escreve carta a jovens “economistas, empresários e empresárias” de todo o mundo convidando-os para o encontro «Economia de Francisco»

O papa Francisco assina a missiva com a qual convoca os mais novos para “um evento que nos ajude a fazer um ‘pacto’ de mudança da economia atual de modo a criarmos uma alma para a economia do amanhã”, desafia o papa no início da carta.

A iniciativa vai ter lugar na cidade italiana de Assis de 26 a 28 de março de 2020, e pretende criar um modelo económico “diferente, que permita às pessoas viver e não matar, incluir e não excluir, humanizar e não desumanizar, cuidar da Criação e não desperdiçar os recursos”.

Francisco afirma que o nome escolhido “Economia de Francisco” remete claramente “para o santo de Assis e ao evangelho que viveu também em total coerência no âmbito económico e social. Ele oferece-nos um ideal, e, de alguma maneira, um programa”, apontou.

O papa pede aos jovens de todo o mundo a “coragem” de ser “protagonistas da mudança” e construtores de um mundo melhor e desejou que as “universidades, empresas e organizações” sejam “laboratórios de esperança para novas formas de compreender a economia e o progresso, combater a cultura do desperdício, dar voz a quem não tem nenhuma e propor novos estilos de vida”.

A iniciativa dirige-se a “todos os homens de boa vontade”.

Educris|14.05.2019

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades