Vaticano: Papa Francisco visita Bento XVI no seu aniversário

Papa Emérito celebra hoje 92 anos e foi visitado ontem pelo seu sucessor o Papa Francisco.

Assinala-se esta terça-feira, o aniversário do Papa Bento XVI. A Sala de imprensa do Vaticano dá conta de uma visita do atual pontífice, o Papa Francisco, ao seu antecessor, visita essa que ocorreu na tarde de ontem no mosteiro "Mater Ecclesiae" onde reside o Papa Bento XVI.

De acordo com os serviços de comunicação do Vaticano Francisco visitou o seu antecessor "por ocasião das celebrações pascais e do 92º aniversário de Bento XVI" com "particular afeto" pelo seu antecessor.

Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, na Alemanha, no dia 16 de abril de 1927. Durante a II Guerra Mundial esteve, como militar, nos serviços auxiliares antiaéreos do regime nazi. Foi ordenado padre a 29 de junho de 1951 e doutorou-se em teologia defendendo a tese sobre «Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho».

Participou no Concílio Vaticano II (1062-1065) como consultor do cardeal Joseph Frings, arcebispo de Colónia. Paulo VI nomeou-o arcebispo de Munique e Frisinga a 25 de março de 1977.

Em 1978, participou no Conclave, celebrado de 25 a 26 de agosto, que elegeu João Paulo I; este nomeou-o seu enviado especial ao III Congresso Mariológico Internacional que teve lugar em Guaiaquil (Equador) de 16 a 24 de setembro; no mês de outubro desse mesmo ano, participou também no Conclave que elegeu João Paulo II.

O mesmo Papa chamou-o para Roma em 1981 para ocupar o cargo de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional.

É eleito Papa a 19 de abril de 2005. A 11 de fevereiro de 2013, abruptamente, anunciou a sua resignação ao cargo, decisão inédita nos ultimos 600 anos da Igreja.

Educris|16.04.2019

Imagem: Vatican.va



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades