1. Batizado com o Espírito Santo no Jordão, confirmado com o Espírito Santo no Tabor, Jesus realizou a sua missão filial batismal anunciando o Evangelho do Reino de Deus e fazendo as suas «obras». A sua «viagem» chega agora ao fim, na Judeia, em Jerusalém, onde o seu Batismo deve (plano divino) ser consumado (ainda Lucas 12,49-50) na sua Morte Gloriosa: única Fonte do Espírito Santo para nós (sempre Atos 2,32-33; João 19,30 e 34; 7,38-39). A missão filial batismal do Filho de Deus finalmente consumada! É que fomos, de facto, batizados na sua Morte (Romanos 6,3-4), e, com Ele, fomos já «com-sepultados», «com-ressuscitados», «com-vivificados» e «com-sentados» na Glória! (Efésios 2,5-6; Colossenses 2,12-13: tudo verbos cunhados por Paulo e postos em aoristo [passado] histórico!). Formamos, por isso, «a Igreja que Ele amou» (Efésios 2,25). A este amor de Cristo pela Igreja chama Paulo «o mistério grande» (Efésios 5,32). Nós, a Igreja do amor de Cristo, somos, portanto, a Esposa bela, a nova Jerusalém (Apocalipse 19,7-9; 21,2 e 9-10) que, juntamente com o Espírito, diz ao Senhor Jesus: Vem! (Apocalipse 22,17).
2. O tom deste Domingo de Ramos é dado pela bela página de Lucas 19,28-40, que nos mostra o Rei messiânico a tomar posse da sua Cidade, a «Cidade do Grande Rei» (Salmo 45,5; 47,2-3; Tobias 13,11; Mateus 5,35), a Esposa bela que nascerá do seu Sangue: Esposa cúmplice da Morte do Esposo, e beneficiária da Morte do Esposo! Esposa, portanto, e no entanto! Que ao encontro do Esposo desce em vestido de noiva, não de viúva! (Apocalipse 21,2). O Rei messiânico toma posse da sua Cidade, a Filha de Sião, a Esposa; vem montado sobre o jumento da paz, e não sobre cavalos de guerra, cumprindo Zacarias 9,9. De notar que Zacarias escreveu esta página deslumbrante de um Rei diferente, pobre, manso e humilde, em contraponto com o imponente espetáculo do grande Alexandre Magno, quando este, em finais do século IV a.C., descia a costa palestinense a caminho do Egito, com todo o seu arsenal de riqueza e de prepotência militar! Estendem-se as capas no caminho: assim procederam os companheiros de Jeú quando souberam da sua unção pelo profeta Eliseu e foi reconhecido como rei (2 Reis 9,13). A multidão dizia: «Bendito O que Vem em nome do Senhor. Ele é o Rei! Paz no céu e glória nas alturas!, saudando o Rei-que-Vem, «Aquele-que-Vem» (título divino) (Salmo 118,26), com o Reino de David, o novo David, e fazendo ponte ainda para o coro angélico de Lucas 2,14.
3. Ainda hoje, no domingo de Ramos, não obstante o ambiente abertamente hostil aos cristãos que se respira, se faz, desde Betfagé [= «Casa dos figos»], uma pequena aldeia hoje totalmente muçulmana com um pequeno santuário à guarda dos Franciscanos, uma impressionante procissão e manifestação de fé que, descendo o Monte das Oliveiras, termina na Igreja de Santa Ana, junto da porta de Santo Estêvão (ou dos Leões).
4. É esta Igreja bela, porque incondicionalmente amada, que acolhe hoje, Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, com o coração em festa, o seu Senhor (Lucas 19,28-40), gritando jubilosamente: «Bendito o que vem em nome do senhor!».
5. Acolhe-o jubilosamente, para depois discipularmente o seguir nos seus passos decisivos, que nos é dado rever no imenso Evangelho da Paixão de Jesus, na versão apurada de Lucas 22,14-23,56, de que aqui salientamos apenas alguns momentos mais expressivos. A partir do cenário apresentado no ponto 7, todos os dados são exclusivos de Lucas.
6. O cenário da Ceia Primeira (não última!) mostra, caso único, Jesus na intimidade da mesa com os seus discípulos (Lucas 22,14-38). E é neste cenário de intimidade que o texto nos faz ver melhor as nossas traições: o anúncio da traição de Judas (Lucas 22,21-23, da tripla negação de Pedro (Lucas 22,31-34), a discussão sobre qual de nós é o maior (Lucas 22,24-27).
7. O cenário do Monte das Oliveiras (Lucas 22,39-46) abre e fecha com o importante dizer de Jesus que devemos conservar no coração: «ORAI para que não entreis na tentação» (Lucas 22,39 e 46). No meio do cenário, entre estas duas importantes advertências de Jesus, o texto diz que Jesus ORAVA de joelhos (Lucas 22,41) e que depois ORAVA com mais insistência ainda (Lucas 22,44). Em contraponto, os discípulos dormiam! (Lucas 22,45).
8. O cenário seguinte mostra-nos a Prisão e o Processo de Jesus (Lucas 22,47-23,25), em que apenas salientamos dois momentos: Judas, que entrega Jesus com um beijo (Lucas 22,47), ouvindo de Jesus estas palavras que ainda hoje ecoam nos nossos ouvidos: «Judas, com um beijo entregas o Filho do Homem?» (Lucas 22,48). É outra vez a traição na intimidade! O segundo momento é aquele olhar fixo (emblépô) de Jesus em Pedro, que o faz sair dali para chorar amargamente (Lucas 22,60-62).
9. O caminho do Calvário é o cenário que aparece de seguida (Lucas 23,26-32). Vale a pena destacar dois momentos: o primeiro é para Simão de Cirene, que carrega a cruz «atrás de» Jesus (Lucas 23,26): com a sua cruz, «atrás de» Jesus, é a atitude do discípulo! (ver Lucas 9,23). O segundo é para as mulheres que choram. Merecem que Jesus olhe para elas e fale para elas: «Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai por vós e pelos vossos filhos!» (Lucas 23,27-28).
10. Segue-se o cenário da Cruz (Lucas 23,33-49). Quatro notas: primeira: Lucas coloca ao lado de Jesus dois malfeitores. Mas um deles (o chamado «bom ladrão»: só em Lucas!) reconhece o seu erro, e olha para Jesus implorando graça: «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu REINO» (Lucas 23,42). Jesus responde assim: «Hoje estarás COMIGO no Paraíso» (Lucas 23,43). Evoca, em contraluz, o COMIGO de Jesus com os seus discípulos, e o REINO para eles preparado! (Lucas 22,28-29). Segunda: a oração do Salmo 31,6, posta na boca de Jesus como sua última palavra, oração exclusiva deste Evangelho: «Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito» (Lucas 23,46). Confiança radical sempre. Terceira: a importante anotação de que os seus amigos e as mulheres que o SEGUIAM desde a Galileia o acompanhavam à distância, VENDO BEM todas estas coisas (Lucas 23,49). Atitude discipular. Como Maria, que conservava e compunha todos aqueles factos no seu coração (Lucas 2,19 e 51). Quarta: também o povo (laós) estava lá vendo (theôrôn) (Lucas 23,35), e mesmo, refere o narrador, «todas as multidões que tinham acorrido a este espetáculo (theôría), repassando (theôrêsantes) as coisas acontecidas, regressavam batendo no peito» (Lucas 23,48), o que quer dizer que a Cruz é um espetáculo que a todos converte.
11. O cenário do sepultamento de Jesus (Lucas 23,50-56). Salta à vista que Jesus é depositado num sepulcro novo, onde ainda ninguém tinha sido sepultado (Lucas 23,53). Mostra-se assim que Jesus é o Rei Messiânico esperado: o Rei é o primeiro em tudo. E continua na primeira linha o OLHAR ATENTO das mulheres (Lucas 23,55) e os perfumes que preparam (Lucas 23,56) e que abrem já para a página nova da Ressurreição. Primeiro em tudo! Primogénito de muitos irmãos! (Romanos 8,29).
12. Vendo bem, somos todos levados a percorrer e a reviver as últimas decisivas vinte e quatro horas de Jesus, desde as 15h00 de Quinta-Feira Santa até perto das 18h00 de Sexta-Feira Santa, seguindo este ritmo:
15h00 = Preparação da Ceia
18h00 = Ceia Primeira!
21h00 = Getsémani
24h00 = Prisão de Jesus
03h00 = Pedro nega e o galo canta
06h00 = Jesus diante de Pilatos
09h00 = Crucifixão de Jesus
12h00 = as trevas em vez da Luz!
15h00 = Morte de Jesus
18h00 = Sepultamento de Jesus
13. Note-se que, na cronologia dos Evangelhos Sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), esta Quinta-Feira é o dia da Preparação da Páscoa, comendo-se a Ceia Pascal logo após o pôr-do-sol (no calendário religioso hebraico já é Sexta-Feira, dado que o dia começa com o pôr-do-sol). Como se vê, esta cronologia vê na Ceia de Jesus com os seus Discípulos uma Ceia Pascal. Também de acordo com esta cronologia, Jesus é preso, julgado, condenado, crucificado, morto e sepultado em Sexta-Feira, Dia da Páscoa dos judeus, o que seria muito estranho! O Evangelho de S. João apresenta outra cronologia, hoje defendida pela maioria dos estudiosos, segundo a qual Jesus terá comido uma Ceia, a sua Ceia Nova em Quinta-Feira, mas não a Ceia ritual da Páscoa dos judeus, e foi preso, julgado, condenado, crucificado, morto e sepultado, em Sexta-Feira, dia da Preparação, antes da Ceia ritual da Páscoa dos judeus (João 18,28), que João coloca no Sábado, e não na Sexta-Feira. No seu Livro sobre Jesus de Nazaré, Bento XVI defende também esta cronologia joanina. De resto, as Igrejas do Ocidente seguem a cronologia dos Sinópticos: por isso, a nossa Eucaristia é com pão Ázimo, derivado do ritual da Ceia da Páscoa dos judeus. Por seu lado, as Igrejas do Oriente seguem a cronologia joanina, sendo a sua Eucaristia com pão comum, dado não derivar do ritual da Páscoa dos judeus.
14. O Antigo Testamento serve-nos hoje o chamado «terceiro canto do Servo» (Isaías 50,4-7). Gerado na dor de Israel como verdadeiro filho do milagre (Isaías 49,21), ergue-se esta singular figura de «Servo» (‘ebed), totalmente nas mãos de Deus, desde a sua predestinação desde o seio materno (Isaías 49,1 e 5), passando pela sua entrega à morte (Isaías 53,12), até à sua exaltação e glorificação (Isaías 52,13), de tal modo que Deus o pode chamar «meu Servo» (‘abdî). Na lição de hoje, o «Servo» é um Discípulo a quem Deus abre os ouvidos até ao coração, para ouvir bem a música de Deus, e poder levar uma palavra de consolo aos dela necessitados. «Tornando o seu rosto duro como uma pedra» (Isaías 50,7), apresenta-se como um Servo, não insensível e indiferente, mas decidido a levar até ao fim a missão que lhe é confiada. A mesma expressão será dita acerca de Jesus em Lucas 9,51. O Novo Testamento passa por aqui!
15. Em claro paralelismo com o «Servo», cantado por Isaías, aí está Jesus apresentado por Paulo aos Filipenses (2,6-11). Mas aqui, o «Servo» tem um Rosto e um Nome: Jesus recebeu, na sua Humanidade, o Nome divino (ver também Hebreus 1,1-4), Nome incomparável (Filipenses 2,9). Por isso, agora, todos os seres criados adoram o Nome-Jesus (Filipenses 2,10), e «toda a língua», isto é, todo o ser humano racional, professa: «Senhor é Jesus Cristo!» (Kýrios Iêsoûs Christós). Notar a ordem dos três termos, errada nas versões modernas: Senhor, isto é, Deus eterno, é o Homem-Jesus Cristo. O sujeito é o que não se conhece; o predicado é o que se conhece. O acento cai, pois, sobre Senhor. O fim em vista: a Glória do Pai com o Espírito (Filipenses 2,11). É quanto Deus operou na Cruz e semeou no nosso coração.
16. Voltamos à música do Salmo 22, uma oração que nasce na Paixão e termina na Páscoa! É belo tomarmos consciência de que Jesus nos pediu estas palavras emprestadas, para no-las devolver a transbordar de sentido. Já se sabe que aquele «Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?», que Jesus reza na Cruz, e que são as primeiras palavras do Salmo, implica, segundo a praxe judaica, a recitação do Salmo inteiro, que tem uma primeira parte de fortíssima lamentação (vv. 2-22), passando logo para uma segunda parte que expressa consolação por ver Deus ao nosso lado, tão próximo de nós (vv. 23-27), e terminando em verdadeira exultação (vv. 28-32). O grande pregador francês Jacques Bossuet (1627-1704) declarava bem-aventurados aqueles que, recitando este Salmo, se encontram com Jesus, tão santamente tristes e tão divinamente felizes!
Senhor Jesus,
Senhor dos Passos
Serenos e seguros no caminho da vida e da Paixão,
Da ressurreição.
Senhor Jesus,
Senhor dos Passos
Sossegados e firmes,
Resolutos,
Até à porta do meu coração.
Senhor Jesus,
Senhor dos Passos,
Dos meus e dos teus,
Finalmente harmonizados,
Finalmente lado a lado:
Os meus, imprecisos, indecisos,
Atravessados pelo teu Perdão;
Os teus, sossegados e firmes,
Sincronizados pelo pulsar do meu coração.
Sim,
Eu sei que foi por mim que desceste a este chão
Pesado, íngreme, irregular,
De longilíneas lajes em que é fácil escorregar.
Mas os teus braços sempre abertos ajudam-me a levantar.
Senhor Jesus,
Deixa-me chegar um pouco mais junto de ti,
Chega-te tu também mais junto de mim.
Segura-me.
Dá-me a tua mão firme, nodosa e corajosa.
Agarro-me.
Sinto sulcos gravados nessa mão.
Sigo-os com o dedo devagar.
Percebo que são as letras do meu nome.
Foi então por mim que desceste a este chão.
O amor verdadeiro está lá sempre primeiro.
Senhora das Dores, Maria, minha Mãe,
Que seguiste até ao fim os passos do teu Filho,
Acompanha e protege os meus passos também.
Obrigado, Senhor Jesus,
Meu Senhor, meu Irmão e companheiro.
António Couto
Ouça e leve consigo o áudio da conferência «As dimensões essenciais da catequese contemporânea»,proferida pelo padre Tiago Neto, da Catequese de Lisboa e pelo diácono Paulo Campino, da Catequese de Santarém
Ouça e leve consigo o áudio com a conferência do padre José Henrique Pedrosa, da Catequese de Leiria-Fátima sob o tema «Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus» no Encontro Nacional de Catequese
Ouça e leve consigo o áudio da conferência «Apresentar as bases Bíblico-teologicas imprescindíveis ao catequista» por Maria Luísa Paiva Boléo da Catequese de Lisboa
Ouça e leve consigo o áudio da conferência «A Formação de catequistas na missão diocesana» proferida por D. António Moiteiro no Encontro Nacional de Catequese 2019.
O presidente do Instituto Católico de Viana do Castelo, padre Pablo Lima, apresentou aos docentes de EMRC da diocese de Viana, o tema «As Hermenêuticas Bíblicas em Contexto Escolar.
Ouça Manuela Barreiros abordar o lugar e o papel da disciplina de EMRC na mudança de paradigma na Escola.
Entrevista ao padre Joaquim Félix, da UCP, sobre a arte, a Igreja, e os novos modos de dizer a fé a partir da experiência da Igreja da Cedofeita, Porto.
O físico e padre jesuíta Álvaro Balsas apresenta, aos docentes de EMRC, o tema «Cristianismo e Ciência: Avanço da ciência e recuo de Deus?». Ouça e leve consigo esta conferência útil para a lecionação da Unidade Letiva 6: «Ciência e Religião» em uso no ensino secundário.
Joaquim Félix, da Universidade Católica Portuguesa, apresenta aos docente um roteiro teólogico a artistico da renovada Igreja da Cedofeita, no Porto.
Ouça e leve consigo as «Conclusões», por padre Tiago Neto, irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves nas Jornadas Nacionais de Catequistas
Ouça e leve consigo o áudio da conferência «Catequista:Discípulo e acompanhante», proferida elo diácono Paulo Campino nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2018.
Ouça e leve consigo o áudio da conferência «A palavra de Deus lida, refletida e rezada» proferida pelo padre Armindo Vaz, da UCP, nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018.
Ouça e leve consigo, em podcast, o áudio da conferência «Primeiro Anúncio e Discipulado - uma exemplificação a partir do tema 1 do curso «ser catequista hoje», proferida por Maria Luísa Boléo nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018
Ouça e leve consigo a conferência «Primeiro Anúncio e Discipulado - Objetivos, conteúdos e Pedagogia» proferida por Maria Luísa Boléo nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018
Ouça e leve consigo a conferência «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», proferida pelo padre Joaquim Ganhão nas Jornadas Nacionais de Catequistas, 2018
Ouça e leve consigo a conferência de D. António Moiteiro subordinada ao tema «O Plano de Formação de Catequistas, 2018»
Ouça a reflexão de D. Manuel Pelino Domingues, vogal da CEECDF e Bispo emérito do Santarém aos cerca de 4500 alunos presentes no XVIII Interescolas do 1º ciclo que se realizou em Fátima a 25 de maio de 2018.
Ouça as declarações do professor de EMRC, Luís Silva, após a vitória da 3ª edição do Bíblia Moov.
Ouça e leve consigo a conferência de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) no 57º Encontro Nacional de Catequese, sob o tema «Catequista: Identidade e Missão».
Ouça e leve a consigo a partilha e testemunho de Maria Luísa Boléo na conferência «A Alegria de ser Catequista», proferida no 57º Encontro Nacional de Catequese
OUça e leve consigo em mp3 o áudio da conferência de D. José Ornelas, Bispoda diocese de Setúbal, no 57º Encontro Nacional de Catequese que decorreu em Setúbal de 3 a 6 de abril de 2018.
Ouça e leve consigo a conferência de Eduardo Duque, sociólogo, nas Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC 2018.
Ouça e leve consigo a conferência de Luís Miguel F. Rodrigues sob o tema «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância», proferida nas Formações (inter) diocesanas, 2018
Ouça e leve consigo a conferência de Fabrizia Raguso, psicóloga, nas Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC 2018.
Conferência de Helena Gil Costa, socióloga e master em Criatividade Aplicada Total, nas Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC 2018.
«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo» foi o tema da conferência de D. Joaquim Mendes perante mais de 100 professores e alunos das Jornadas Locais das Escolas Católicas (JLEC) que decorreram no Estoril, no Patriarcado de Lisboa.
«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo» foi o tema da conferência de D. António Moiteiro perante mais de 150 professores e alunos das Jornadas Locais das Escolas Católicas (JLEC) que decorreram em Aveiro.
Ouça e leve consigo a homilia de D. António Moiteiro aos participantes das Jornadas Locais das Escolas Católicas do centro que decorreu no Colégio de Calvão, em Vagos.
III edição contou com mais de meia centena de participantes e foi organizada pelo Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa no passado dia 27 de janeiro de 2018.
Ouça a alocução de D. Manuel Felício, bispo da Guarda, na formação (inter) diocesana de professores de EMRC que decorreu em Viseu a 27 de janeiro de 2018
Alocução de D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, aos professores de EMRC reunidos na formação interdiocesana de 27 de janeiro de 2018
Ouça e leve consigo a reflexão de Cristina Sá Carvalho, coordenadora do Departamento de Catequese, com o balanço e os desafios deixados pelas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017
Ouça e leve consigo a conferência «O Encontro com Jesus Cristo» proferida pelo padre José Frazão SJ nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017.
Ouça e leve consigo a conferência «Linhas programáticas para a Catequese» proferida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017.
Disponibilizamos a homilia do vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) na Eucaristia de dia 4 de novembro em contexto de Jornadas Nacionais de Catequistas 2017 (JNC17)
Veja, ou reveja, a reflexão «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado» que o padre Mário Rodrigues de Sousa, da diocese do Algarve, trouxe às Jornadas Nacionais de Catequistas 2017
Ouça e leve consigo a quarta parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas.
Ouça e leve consigo a terceira parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas.
Ouça e leve consigo a quarta parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.
Ouça e leve consigo a segunda parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas.
Ouça, também, a parte 1
Ouça e leve consigo a segunda parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.
Ouça e leve consigo a primeira parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas.
Ouça e leve consigo a primeira parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.
Ouça o painel «A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre» proferida na ação de formação para direções das escolas católicas a 20 de junho de 2017
Ouça a conferência do padre João Seabra proferida na ação de formação para direções das escolas católicas a 20 de junho de 2017
Ouça e leve consigo a conferência «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida», por José Eduardo Borges de Pinho, UCP, durante a formação de docentes de EMRC 2017, subordinada ao tema «Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numa Escola com Lu )cide)z»
Ouça e leve consigo a conferência «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões» proferida por Cláudia Assis Teixeira, presidente da direção da Associação Foste Visitar-me, no dia 11 de fevereiro de 2017 na formação de docentes de EMRC.
Ouça e leve consigo a conferência «Da hostilidade à hospitalidade» proferida por André Jorge, diretor do JRS em Portugal, na formação de docentes de EMRC, 2017
Ouça e leve consigo a conferência «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas», proferida pela irmã Júlia Bacelar, membro da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas na formação de docentes de EMRC
Ouça e leve consigo a conferência «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus», proferida pela irmã Julieta Dias, da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas, na formação de docentes de EMRC.