Ecologia: Mensagem do Papa no Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, que hoje se assinala em todo o Mundo, o Papa Francisco escreveu uma mensagem dirigida ao Diretor Geral da FAO. Na missiva o Papa lembrou a importância da "água como bem de todos" e pediu medidas concretas "de educação das novas gerações" e ações que "visem impedir que o direito à água seja entendido como mera mercadoria".

Leia, na íntegra, a Mensagem do Papa Francisco

Ao professor José Graziano da Silva
Diretor Geral da FAO
Ilustre Senhor:

Em consonância com o eixo central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o Dia Mundial da Água é comemorado este ano sob o lema: "Não deixar ninguém para trás". A água é um bem essencial para o equilíbrio dos ecossistemas e para a sobrevivência humana, e é necessário administrá-la e cuidar dela para que não seja contaminada ou perdida.

Percebe-se nos nossos dias como a aridez do planeta se estende a novas regiões, e cada vez são mais os que sofrem com a falta de fontes de água adequadas ao consumo. Por esta razão, "não deixar ninguém para trás" significa comprometer-se a acabar com esta injustiça. O acesso a este bem é um direito humano fundamental, que deve ser respeitado, porque está em jogo a vida do povo e a sua dignidade (v. Laudato si ', 30).

O trabalho conjunto é essencial para erradicar esse mal que atormenta muitos de nossos irmãos e irmãs. Será possível se se unirem esforços na busca pelo bem comum, onde o outro com um rosto concreto, tenha protagonismo e seja colocado no centro do debate e das iniciativas. Então as medidas adotadas terão o sabor do encontro e o valor de responder a uma injustiça que necessita de ser curada.

"Não deixar ninguém para trás" significa também estar ciente da necessidade de responder com factos concretos; não apenas com a manutenção ou melhoria das estruturas de água, mas também com o investimento no futuro, educando as novas gerações para o uso e cuidado da água. Esta tarefa de consciencialização é uma prioridade num mundo em que tudo é descartado e desprezado, e que em muitos casos não estima a importância dos recursos que temos à nossa disposição.

As novas gerações são chamadas - juntamente com todos os habitantes do planeta – a valorizar e defender este bem. É uma tarefa que começa com a sensibilização perante aquelas pessoas que sofrem as consequências inevitáveis ??da mudança climática e de todos aqueles que são vítimas de uma ou outra forma de exploração e contaminação da água por vários fatores. Este desafio da educação gerará uma nova visão deste bem, produzindo gerações que valorizam e amam os recursos que a nos dá a nossa mãe Terra.

Somos todos artífices do futuro e a comunidade internacional com as suas decisões e obras já está invertendo o amanhã do nosso planeta. É necessário desenvolver planos de financiamento, bem como projetos hídricos de longo alcance. Esta firmeza conduzirá à superação da visão de transformar a água numa mera mercadoria, regulada exclusivamente pelas leis do mercado.

Senhor Diretor-Geral, os desfavorecidos da Terra desafiam-nos a remediar a falta de água nos seus países; Eles também nos desafiam, a partir das suas misérias e limites, a que demos valor o valor que merece a este bem essencial para o desenvolvimento de todos os povos.

Peço ao Senhor que as obras e iniciativas que são realizadas neste Dia Mundial da Água beneficiem aqueles que sofrem por causa da escassez deste bem; e que, como disse São Francisco de Assis, «a água, que é muito útil e humilde e preciosa e casta", sirva para nosso sustento e benefício e para as futuras gerações.

Vaticano, 22 de março de 2019

Educris|22.03.2019| Tradução a partir do original em espanhol



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades