Audiência-Geral: São Francisco, o Oásis, a surpresa e um passo no diálogo entre Religiões

Na manhã desta quarta-feira o Papa Francisco reuniu-se com os fiéis na Sala Paulo VI para a tradicional audiência-geral das quartas-feiras. na sessão analisou a sua recente viagem aos Emirados Árabes Unidos que considerou "uma surpresa de Deus" e pediu aos fiéis que leiam o acordo assinado entre católicos e Islâmicos sobre a "Fraternidade Humana". No final da audiência Francisco rezou pelos cristãos no oriente e deixou novo apelo à situação no Iémen.

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Nos últimos dias fiz uma curta Viagem Apostólica aos Emirados Árabes Unidos. Uma curta mas muito importante jornada na sequência do encontro de 2017, de Al-Azhar no Egito, e que escreveu uma nova página na história do diálogo entre o cristianismo e o islamismo e o empenho de promover a paz mundial com base na fraternidade humana.

Pela primeira vez, um Papa foi à península arábica. E a Providência quis que fosse um Papa chamado Francisco, 800 anos depois da visita de São Francisco de Assis ao sultão al-Malik al-Kamil. Durante esta jornada pensei muitas vezes em São Francisco: ele ajudou-me a guardar o Evangelho, o amor de Jesus Cristo no meu coração, enquanto eu vivia os vários momentos da visita; no meu coração havia o Evangelho de Cristo, a oração ao Pai por todos os seus filhos, especialmente pelos mais pobres, pelas vítimas das injustiças, das guerras, da miséria ...; oração para que o diálogo entre cristianismo e islamismo seja um fator decisivo para a paz no mundo de hoje.

Agradeço de coração ao Príncipe herdeiro, ao Presidente, ao Vice-Presidente e a todas as Autoridades dos Emirados Árabes Unidos, que me receberam com grande cortesia. Aquele país cresceu muito nas últimas décadas: tornou-se uma encruzilhada entre Oriente e Ocidente, um "oásis" multiétnico e multirreligioso e, portanto, um local adequado para promover a cultura do encontro. Quero expressar uma profunda gratidão a D. Paul Hinder, Vigário Apostólico da Arábia do Sul, que preparou e organizou o evento para a comunidade católica, e o meu "obrigado" estende-se aos sacerdotes, religiosos e leigos que animam a presença cristã naquela terra.

Tive a oportunidade de saudar o primeiro padre - nonagenário - que foi lá para fundar tantas comunidades. Ele está em cadeira de rodas, cego, mas o sorriso não sai dos seus lábios, o sorriso de ter servido ao Senhor e de ter feito tanto bem. Saudei também um outro sacerdote de noventa anos – mas este caminha e continua a trabalhar. Bravo! - e muitos padres que estão lá ao serviço das comunidades cristãs de rito latino, de rito siro-malabar, rito siro-Malankara, de rito maronita vindo do Líbano, da Índia, das Filipinas e de outros países.

Para lá dos discursos, em Abu Dhabi deu-se um passo em frente: o Grande Imã de Al-Azhar e eu assinámos o Documento sobre a Fraternidade Humana, a qual juntos afirmamos a vocação comum de todos os homens e mulheres a serem irmãos enquanto filhos e filhas de Deus, condenando todas as formas de violência, especialmente aquelas com motivação religiosa, e comprometemo-nos a difundir os valores autênticos e a paz em todo o mundo. Este documento será estudado em escolas e universidades em vários países. Mas também recomendo que vós o leiais, o conheçais, porque dá um empurrão para avançar no diálogo sobre a fraternidade humana.

Numa época como a nossa, em que é forte a tentação de ver em ação um choque entre civilização cristã e islâmica, e também de considerar as religiões como fontes de conflito, queríamos dar um sinal ulterior, mais claro e decisivo, que em vez disso é possível encontrar-se, é possível respeitar e dialogar, e que, apesar da diversidade de culturas e tradições, o mundo cristão e islâmico aprecia e protege valores comuns: vida, família, sentido religioso, honra pelos idosos, a educação dos jovens e outros.

Nos Emirados Árabes Unidos vivem cerca de um milhão de cristãos: trabalhadores de vários países asiáticos. Ontem de manhã, encontrei uma representação da comunidade católica na Catedral de São José, em Abu Dhabi - um templo muito simples - e, depois dessa reunião, celebrei para todos. Eles eram muitos! Disseram que entre os que estavam dentro do estádio, que tem capacidade para 40 mil pessoas, e aqueles que estavam na frente dos ecrãs gigantes do lado de fora do estádio, estavam cerca de 150 mil! Celebrei a Eucaristia no estádio da cidade, anunciando o Evangelho das Bem-aventuranças. Na missa, concelebrada com os Patriarcas, Grandes Arcebispos e Bispos presentes, orámos especialmente para a paz e a justiça, com uma intenção especial para o Oriente Médio e o Iémen.

Queridos irmãos e irmãs, esta viagem pertence às "surpresas" de Deus, por isso louvamo-Lo e à sua providência, e rezamos para que as sementes dispersas produzam frutos segundo a sua santa vontade.

Tradução Educris a partir do original em Italiano

Educris|06.02.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades