Viseu acolhe IX Encontro para alunos de EMRC no Secundário

«abeira-te!» é o tema da nona edição do Encontro Nacional do Ensino Secundário (#IXENES) dirigido aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do ensino secundário de todo o país.

Depois de lisboa, Porto, Braga, Beja, Leiria, Lamego, Aveiro e Tomar os alunos do ensino secundário vão conhecer, nos dias 26 e 27 de abril, a cidade de Viseu.

As inscrições vão iniciar-se brevemente e apontam para um número máximo de 2000 alunos. Em anos anteriores a adesão superou as melhores expetativas com as inscrições a serem dadas como concluidas uma hora após terem aberto.

Na carta dirigida a todos os professores de EMRC a equipa nacional de EMRC afirma que este encontro é um momento oprtuno para "conhecer a cidade de Viseu, as suas referências históricas e culturais na Identidade portuguesa" e criar espaços de "reflexão sobre cada realidade para selecionar o essencial".

Na missiva os organizadores apontam a necessidade de formar os mais jovens na dimensão do "ser vizinho, tornar-se próximo do outro":

«O tema «Abeira-te» é, de si, uma alusão clara à localização do próximo ENES, Viseu, cidade das Beiras, e onde se pretende criar um espaço onde os alunos do ensino secundário se abeirem de si próprios, dos outros, da natureza e de Deus".

Como habitualmente acompanharemos o encontro com forte presença nas redes sociais. Para ter acesso a fotografias e videos basta seguir a hashtag #IXENES criada para o efeito.

Em anexo encontra o cartaz deste IX encontro bem como as indicações para os professores.

Educris|05.02.2019

 



Recursos:
IX ENES: Cartaz da iniciativa:Download Documento
IX ENES:Explicação e atividades preparatórias:Download Documento
VIII ENES: Melhores imagens do «DESA(R)MA_TE!»:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades