Lisboa: «Religião em tempos de crise» em análise no Goethe-Institut

Iniciativa vai debater o papel da Religião na pós modernidade quando se assinalam os 25 anos do documento «Por Uma Ética Mundial» de Hans Küng.

 

A Mensa redonda, organizada pelo Goethe-Institut Lisboa em colaboração com o CITER - Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião, da Universidade Católica Portuguesa vai reunir, a 8 de novembro o debate «Religião em tempos de crise internacional».

O encontro conta com os oradores Karl-Josef Kuschel, coautor da Declaração para uma Ética Mundial e teólogo católico, o estudioso islâmico, Ahmad Milad Karimi, natural do Afeganistão e radicado na Alemanha; e o rabino da comunidade judaica de Lisboa, Natan Peres.

"A religião é frequentemente considerada uma das principais razões para os conflitos globais. Por outro lado, as religiões definem em grande medida um conjunto de valores em sociedades já secularizadas, oferecendo um ponto de partida central para a compreensão internacional", afirma o Goethe-Institut em comunicado.

Os três oradores vão refletir sobre "o diálogo entre as religiões" num momento em que se assiste a um "agravamento da crise económica, ecológica e política um pouco por todo o mundo".

"O que significa hoje, um quarto de século após a Declaração para uma Ética Mundial, o diálogo entre as religiões, e o que o torno tão desafiador? Onde estamos no entendimento internacional em relação a normas éticas como a cultura de solidariedade, a não-violência e o respeito mútuo, no fomento da comunhão do homem, da natureza e do cosmos e no que respeita ao desenvolvimento de uma nova ordem mundial, enunciados na declaração de ética global?  são duas das questões em debate no dia 8 de novembro, a partir das 19h00.

O debate vai ser moderado por Steffen Dix, do CITER.

Com entrada livre, o painel ‘Religião em tempos de crise internacional’ vai ter tradução simultânea em português e alemão.

Educris|02.11.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades