Lisboa: Campos de Férias desafiados a ser «Ateliers de Santidade»

Patriarca de Lisboa encerrou «Noite de todos os Campos» e deixou desafio aos participantes

D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, presidiu hoje, ao encerramento da atividade «Noite de todos os Campos» uma organização da Rede de Campos de Férias Católicos (Rede CFC) que quis reunir "os vários grupos de campos de férias" numa "vigilia de oração e adoraçãocom confissões disponíveis", durante toda a noite, que foi trazendo à igreja de São Domingos, na baixa de Lisboa, centenas de adolescentes, jovens e famílias que já experimentaram esta forma de "passar férias".

Iniciado em 2015, "como uma resposta à interpelação do cardeal-patriarca no lançamento do Sínodo Diocesano de Lisboa que pedia que se revitalizasse o sentido da noite anterior à solenidade de Todos os Santos" a iniciativa contou, neste ano, com a participação de "48 grupos diferentes que se juntaram em oração em Lisboa e, pela primeira vez, no Porto".

Na homilia da eucaristia de encerramento, e em Dia da Solenidade de Todos os Santos, o patriarca de Lisboa desafiou os jovens e adolescentes a fazerem da experiência dos campos verdadeiros "ateliers de santidade":

"A santidade é fazermos um campo de férias e depois dele, todos os dias, um atelier de santidade", exortou.

"Quando foram para os campos de férias outros colegas estavam noutros sítios que não são maus, em geral! Quiseram estar num sítio onde fossem inteiramente dos outros e inteiramente de Deus! Essa insatisfação mais não é do que a santidade como nos diz Santa Teresa! Querer as coisas de Deus é ser-se santo, no serviço dos demais!", afirmou.

Estabelecendo a ligação entre a vida dos campos de férias e a Solenidade de todos os Santos o prelado lembrou que a "santidade é a qualidade de Deus" e que cada cristão é convidado a celebrar "esta solenidade porque nós também podemos Ser Santos seguindo o exemplo de Jesus que se quis parecer connosco", disse.

"Fazer a vontade de Deus, à maneira de Jesus, é cumprir as bem aventuranças e por isso, mesmo no meio de canseiras e de trabalhos vindes de lá tão felizes é tão cheios: é a santidade de Deus em vós!", concluiu.

Educris|01.11.2018

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades