RCA: Igreja denuncia situação dramática dos refugiados

Reitor do Seminário de Bangui, na República Centro-Africana (RCA), alerta a comunidade internacional para a situação em que se encontram, neste local, cerca de cinco mil refugiados e deslocados

 

Através da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ais) o padre Edouard Tsimba, reitor do seminário local, lembra que existem muitos casos de deslocados internos em virtude "da onda de violência entre grupos armados muçulmanos, os Séléka, e grupos de auto-defesa, os Anti-Balaka", iniciada em 2013. 

Na região a Igreja que sido a "única instituição a dar abrigo a todas as pessoas que fogem da violência, sejam elas cristãos ou muçulmanos" tendo já nascido no local "cerca de 600 bebés".


"As Organizações Não-Governamentais ajudam apenas no curto prazo. Desde Janeiro que decidiram deixar de ajudar para ver se as pessoas se iram embora... Não tem funcionado. A igreja é a única instituição que tem projectos a longo prazo."

Nas declarações ao secretariado espanhol da Fundação AIS, o Padre Tsimba define todo o trabalho da Igreja como uma “partilha”.

“O que fazemos é compartilhar o pouco que temos com eles. Na verdade, como sacerdotes, fazemos um pouco de tudo: somos médicos para curar feridas, ou psicólogos para ouvir as pessoas. Em última análise, damos tempo para que as pessoas falem, para ouvirmos o seu sofrimento, mas nem sempre temos a resposta".

Educris|22.10.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades