Missa em Santa Marta: O «Espírito Santo» é o fermento da felicidade

Francisco afirmou hoje existirem dois tipos de pessoas que “crescem de formas opostas”.

Na homilia da eucaristia a que presidiu esta manhã na casa de Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco afirmou a necessidade dos crentes estarem atentos ao “fermento que leveda a massa”, e que é o “fermento do Espírito Santo” e a não se deixarem levar “pelo fermento que faz crescer para dentro”.

“Jesus fala-nos hoje sobre o fermento que faz levedar toda a massa e lembra aquele fermento, mau, que estraga a massa e faz crescer para dentro. Esse, o mau, é o fermento dos fariseus, dos doutores da Lei daquele tempo, dos saduceus, ou seja, a hipocrisia”, apontou.

Para o Papa o “fermento mau” torna “as pessoas fechadas em si mesmas, que apenas pensam em aparecer, em fazer de conta, em dar esmola e depois fazer disso publicidade para que todos o saibam. A hipocrisia é o fruto deste fermento tão criticado pelo mestre”, reforçou.

Tomando, em seguida, um trecho da passagem da carta aos Efésios onde o apóstolo explica aos crentes que «em Cristo fomos feitos herdeiros» o papa lembrou que esse deve ser o propósito da vida do crente:

“Crescer para fora. Levedar a massa. Às vezes erramos, mas é possível sempre corrigir. Por vezes pecamos mas nunca nos podemos esquecer da herança que nos foi prometida. Estas pessoas são alegres porque o seu fermento é o do Espírito Santo que impulsiona à felicidade, a ser louvor de Deus”.

“O fermento dos cristãos é o Espírito Santo, que nos leva para fora, faz-nos crescer, com todas as dificuldades do caminho, inclusive com todos os pecados, mas sempre com a esperança. O Espírito Santo é precisamente o penhor daquela esperança, daquele louvor, daquela alegria. No coração, estas pessoas que têm o Espírito Santo como fermento, são alegres, mesmo nos problemas e nas dificuldades. Os hipócritas já se esqueceram acerca do que significa ser alegre”, sintetizou o papa Francisco.

Educris com Osservatore Romano

19.10.2018

 

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades