EC: Três mil alunos no desafio de «ser santo»

Fátima acolhe amanhã, 18 de outubro, a IV edição da peregrinação das escolas católicas sob o desafio ««Feliz e Santo?».

Cerca de  três mil alunos de vinte e cinco instituições de ensino católico de todo o país vão encontrar-se em Fátima na IV edição da Peregrinação das Escolas Católicas (EC) para responder às questão: «feliz e Santo?#euqueroeuposso».

O encontro tem início pelas 10h30 com a concentração junto à Cruz Alta seguida de celebração na capelinha das aparições presidida por D. Manuel Pelino Domingues, bispos emérito de Santarém e membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF)

Em início de Semana Nacional da Educação Cristã a iniciativa reflete a nota pastoral da CEECDF que afirma que «Ser feliz é ser Santo»:

"Um convite a serem, no mundo, testemunhas da santidade e da consequente alegria com que se entregam aos educandos que lhes são confiados. Um convite a que também eles sigam pelo mesmo caminho de santidade que os pode fazer felizes, pela entrega da fé a Deus e a oferta da vida aos outros", lê-se do documento.

Em ano de Sínodo dos Bispos sobre os jovens e a menos de três meses das jornadas mundiais da juventude o tema do encontro é um desafio e um convite às novas gerações a deixarem-se desafiar para a santidade como “estado de plenitude humana e por isso de felicidade”.

Após o almoço os alunos vão participar no «GPS com Maria» que promete ser “um espaço para ir ao encontro da história, da cultura e da mensagem de Fátima”.

Na mensagem que dirigiu hoje às EC o presidente da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), padre Querubim Silva lembra o exemplo de Maria e a sua relação com Jesus e convoca as escolas a irem a Fátima na mesma atitude:

"Peregrinar a Fátima é ir à procura do cuidado, do carinho desta Mãe, para cada um de nós, para as nossas Famílias, para as nossas Escolas. E esse é um dos apoios para sermos santos. Porque podemos ser santos e queremos ser santos".

Educris|18.10.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades