UCP: Colóquio Internacional «Religião e Masculinidade. Modelos, práticas e transgressões»

Iniciativa é a terceira do ciclo iniciado em 2013 e pretende equacionar as modalidades de uma relação possível entre os sexos e de uma afirmação da masculinidade que está presente nos homens mas também nas mulheres.

O Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) organiza, de 11 a 13 de outubro, em Lisboa, o Colóquio Internacional «Religião e Masculinidade. Modelos, práticas e transgressões»

"Completando um percurso que se iniciou com o estudo das Vozes e silêncios femininos na vida religiosa e se centrou depois na discussão do género como categoria de problematização e perspectivação das práticas de interioridade" o encontro "propõe-se agora equacionar as modalidades de uma relação possível entre os sexos e de uma afirmação da masculinidade que está presente nos homens mas também nas mulheres", revela, em comunicado, o CEHR.

Em análise, ao longo dos trabalhos, vão estar "os modelos, práticas e transgressões, desde a Idade Média os nossos dias, que viabilizam uma compreensão teórica mas também vivida da realidade de género":

"No mundo religioso, marcado pelas ideias de masculinidade desde o sacerdócio e as suas competências à vida religiosa, o masculino sobreleva e marca os modelos de imitação de Cristo e de santidade, sinais da entrega total a Deus numa solidão que se quer pobre e humilde mas exigente. A ele se associam particulares prerrogativas e funções no que se refere ao exercício da autoridade, à mediação religiosa, à interpretação e uso da palavra, às práticas e linguagens da interioridade", sustenta.

"Queremos refletir sobre os modelos e comportamentos de todos os que no trabalho pastoral ou na vida religiosa, na liturgia, nas devoções, na missionação e na pedagogia e catequese vivem esta marca da masculinidade que se propõe a todos (homens e mulheres) como modelo de comportamento".

Todo o Programa AQUI



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades