«Redes sociais» no centro das Intenções do Papa em junho

Santa Sé divulga «vídeo do Papa» onde Francisco apresenta as intenções de oração para junho e considera a internet "como um dom de Deus" pedindo "responsabilidade" no seu uso.

Na edição de junho de “O Vídeo do Papa”, Francisco afirma que é importante construir uma cidadania em rede como um lugar rico em humanidade e desafia-nos a criar uma rede digital que respeite a integridade humana.

Na intenção de oração para este mês: «para que as redes sociais favoreçam a solidariedade e o respeito pelo outro na sua diferença» Francisco refere-se às Redes Sociais como "uma oportunidade de encontro e solidariedade" reforçando a necessidade desta serem "usadas com respeito pela dignidade dos outros".

"Peçamos juntos para que as redes sociais não anulem a personalidade de cada um, mas favoreçam a solidariedade e o respeito pelo outro nas suas diferenças", refere.

Estima-se que atualmente existam  cerca de 3,196 biliões de utilizadores ativos das redes sociais, o que representa cerca de 42% da população mundial. Entre as regiões onde existe uma maior prevalênvia, destacam-se a América do Norte, com 70% de utilizadores ativos em relação ao total da população; o norte da Europa, com 66%; o este da Ásia, com 64%; e a América do Sul, com 63%.

Perante tal realidade Francisco defende que se aproveitem "as possibilidades de encontro e solidariedade que as redes sociais oferecem" e se construa "uma verdadeira cidadania na rede digital e que esta não seja um lugar de alienação".

Em Portugal o Apostolado da Oração  (Rede Mundial de Oração do Papa) divulga estas intenções e reza por elas. São cerca de 40 milhões de pessoas no mundo inteiro. 

Educris|07.06.2018

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades