Guarda: 30 catequistas realizam Curso Geral

Segundo ano do Curso Geral de Catequistas reúne agentes de vários arciprestados da Diocese

O Seminário Maior da Guarda acolheu, no passado dia 26 de maio, a terceira sessão do Curso Geral para Catequistas, da Diocese Beirã.

A iniciativa, da responsabilidade do Departamento Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (DDCIA) reflete, neste ano pastoral, sobre os temas “revelação divina, documentos que influenciam a catequese, a natureza da iniciação cristã,  ou a catequese ao serviço desta iniciação e a pedagogia”.

A formação esteve a cargo do padre Valter Salcedas, diretor do DDCIA e contou com a participação de D. António Luciano, que foi recentemente nomeado Bispo de Viseu e cuja ordenação acontece a 17 de junho na Sé da Guarda.

Para a irmã Ascensão Santos, do DDCIA é fundamental “que os nossos catequistas tenham um maior conhecimento da Palavra de Deus e da sua mensagem, justificando, deste modo a sua formação nas vertentes doutrinal, pedagógica e espiritual, não esquecendo a parte humana e afetiva”.

“Perante o novo Plano de Formação de catequistas, da responsabilidade da Conferência Episcopal Portuguesa, muito se espera acerca das diferentes etapas que vão pautar a formação dos catequistas, fundamentada pela Palavra de Deus. Este novo itinerário de formação de catequistas, pressupõe a relação direta entre a mensagem cristã e a existência humana, que seja permanente”, conclui.

Educris|28.05.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades