Audiência-geral: «A Regerenação» do Batismo

Na audiência geral desta quarta feira o Papa lembrou a missão dos cristãos que, com Jesus, são "sacerdotes, profetas e reis". Francisco apelou a que esta triplice missão seja vísivel pela prática da "caridade" e "do testemunho de vida colocando-se ao serviço dos outros".

Leia, na íntegra, a catequese do Papa Francisco.

 

Catequese no Batismo. 5: A Regeneração

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

As catequeses sobre o sacramento do Batismo levam-nos a falar hoje da santa purificação acompanhada pela invocação da Santíssima Trindade, que se constitui como o rito central que "batiza" - que mergulha - no mistério pascal de Cristo (Catecismo cf. da Igreja Católica, 1239). O significado deste gesto é recordado por São Paulo aos cristãos de Roma, através da questão: «Não sabeis que nós, que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?», e responde em seguida: «Por meio do batismo [...] fomos sepultados com ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos [...], assim também nós possamos andar numa nova vida» (Rm 6, 4). O batismo abre-nos a porta para uma vida de ressurreição, não para uma vida mundana. Uma vida de acordo com Jesus.

A pia batismal é o lugar onde a Páscoa é celebrada com Cristo! O homem velho é sepultado, com as suas paixões enganadoras (cf. Ef 4, 22), para que uma nova criatura possa renascer; de facto, as coisas velhas já passaram e as novas nasceram (cf. 2Cor 5,17). Nas "Catequeses" atribuídas a São Cirilo de Jerusalém, é explicado aos recém-batizados o que lhes aconteceu pela água do batismo. É bela a explicação de São Cirilo: «No mesmo instante morrestes e nasceste, e a mesma onda de vida tornou-se para vós túmulo e mãe» (n 20, mistagógica 2, 4-6:. PG 33, 1079-1082) . O renascer do homem novo exige que o homem corrompido pelo pecado seja reduzido a pó. As imagens do sepulcro e do útero, em referência à fonte, são de facto muito incisivas para expressar o que é grande através dos simples gestos do Batismo. Alegra-me citar a inscrição que se encontra no antigo Batistério em Latrão, onde se lê, em latim, esta frase atribuída ao Papa Sisto III: «A Mãe Igreja dá à luz virginalmente pela água os filhos concebidos pelo folego de Deus. Quantos fordes renascidos nesta fonte, esperai o reino dos céus». [1] É belo: a Igreja que nos faz nascer, a Igreja que é ventre, é nossa mãe através do Batismo.

Se os nossos pais nos deram vida na terra, a Igreja regenerou-nos para a vida eterna no Batismo. Nós tornamo-nos filhos no seu Filho Jesus (cf. Rm 8,15, Gl 4, 5-7). Também em cada um de nós renascemos da água e do Espírito Santo, o Pai Celestial faz ressoar a sua voz com amor infinito: «Tu és o meu amado filho» (cf. Mt 3,17). Essa voz paterna, impercetível ao ouvido, mas bem audível do coração dos que acreditam, acompanha-nos ao longo da vida, sem nunca nos abandonar. Ao longo da vida, o Pai diz-nos: «Tu és o meu filho amado, tu és a minha amada filha». Deus ama-nos tanto, como um Pai, e não nos deixa sozinhos. Isto a partir do momento do batismo. Renascidos filhos de Deus, somo-lo para sempre! O batismo não se repete, porque imprime um selo espiritual indelével: «Este selo não é apagado por nenhum pecado, embora o pecado impeça o batismo de trazer frutos de salvação» (CCC, 1272). O selo do batismo nunca está perdido! ‘Padre, mas se uma pessoa se tornar um criminoso, dos mais famosos, que mata pessoas, que faz injustiças, o selo termina?’. Não. Para sua própria vergonha o filho de Deus pratica tais coisas, mas o selo não desaparece. Ele continua a ser filho de Deus, mesmo indo contra Deus, porque Deus nunca renega os seus filhos. Entendeis esta última ideia? Deus nunca renega os seus filhos. Repetimo-lo todos juntos? «Deus nunca renega os seus filhos». Um pouco mais alto, que ou sou surdo ou não entendi: repitamos com mais força: «Deus nunca renega os seus filhos». Isso, assim está bem.

Incorporados em Cristo através do Batismo, os batizados são configurados com Ele, « o primogénito de muitos irmãos» (Rm 8,29). Através da ação do Espírito Santo, o Batismo purifica, santifica, justifica, forma em Cristo, de muitos, um só corpo (cf. 1 Cor 6,11, 12, 13). Expressa-o a unção crismal, «que é um sinal do sacerdócio real do batizado e da sua admissão à comunidade do povo de Deus» (rito do Batismo das Crianças, Introdução, n. 18, 3). Portanto, o sacerdote unge com o santo crisma a cabeça de todos os batizados, após proferir estas palavras que explicam o significado: «O próprio Deus consagra-te com o crisma da salvação, para que inserido em Cristo sacerdote, rei e profeta, sejas sempre membro do seu corpo para a vida eterna» (ibid., 71).

Irmãos e irmãs, a vocação cristã é tudo isto: viver unidos a Cristo na santa Igreja, participando da mesma consagração para realizar a mesma missão neste mundo, produzindo frutos que duram para sempre. Animado pelo único Espírito, de facto, todo o povo de Deus participa das funções de Jesus Cristo, "Sacerdote, Rei e Profeta", e carrega as responsabilidades da missão e do serviço que delas derivam (cf. CCC, 783-786). O que significa participar do sacerdócio real e profético de Cristo? Significa fazer-se uma oferta agradável a Deus (cf. Rm 12, 1), dando testemunho através de uma vida de fé e de caridade (cf. Lumen gentium, 12), colocando-se ao serviço dos outros, seguindo o exemplo do Senhor Jesus (cf. Mt 20, 25-28; Jo 13, 13-17). Obrigado.

Tradução Educris a partir do original em italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades