EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

VIII ENES termina com desafios à construção da «Civilização do Amor»

1700 alunos do ensino secundário participaram na iniciativa que decorreu em Tomar.

Tomar recebeu, nos dias 13 e 14 de abril a oitava edição do encontro nacional do ensino secundário para alunos de Educação moral e Religiosa Católica. Sob o tema «DESA(R)MA_TE!» os alunos foram convidados a percorrem o "caminho interior" próprio dos Templários que durante séculos, nestas terras do rio nabão, construiram um novo mundo.

No final do encontro o professor Fernando Moita, coordenador nacional da disciplina fez "um balanço de alegria e de gratidão" pelos "dois dias que passámos juntos com estes alunos" e fez votos que esta iniciativa seja ocasião "para descobrirem o essencial da vida e os torne, cada vez mais, construtores da civilização do amor".

Os alunos iniciaram a temática com o desafio de conhecerem o “caminho interior” dos Templários. Num jogo de pista, que os levou do centro da cidade de Tomar ao Convento de Cristo, os participantes procuraram, através de três compromissos, descobrirem o grande tesouro dos monges da cruz de Cristo e tornarem-se “cavaleiros do bem”.

Presente no ENES pela primeira vez Sara Jesus, aluna do 11º ano em Aveiro afirmou ao EDUCRIS ter vindo à oitava edição "pelo tema" que "me desperta para o serviço aos outros".

No final da tarde de ontem, 13 de abril, D. José Traquina, Bispo de Santarém, juntou-se aos alunos para os desafiar a “relerem o passado” de modo a poderem “rasgar novos horizontes de futuro” e serem construtores de uma sociedade mais justa e humana.

Pedro Cardoso, de Cantanhede, é já um "veterano" nos Encontros Nacional de EMRC. Ao EDUCRIS afirmou que volta sempre porque "me sinto enriquecido com as atividades propostas e a preparação que a disciplina permite para a vida". 

No dia 14 de abril os alunos realizaram um peddy papper onde ficaram a conhecer os pontos vitais da cidade dos Templários. Da parte da tarde o tempo foi de animação com um concerto que enviou os alunos para as suas terras com a missão de amarem mais os outros.

Educris|14.04.2018

 

 

 

 



AJUDA de Navegação


© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |